Proposta teve como objetivo integrar a curiosidade sobre astronomia e o estudo de Química, Física e Matemática
Que adolescente nunca sonhou em ser um astronauta e realizar missões espaciais? O trabalho desenvolvido pelas professoras Sheila Bonetti, Diane Zientarski e Elaine Bortoli resgatou essas curiosidades tão peculiares na infância e desta maneira despertou o interesse pela Astronomia. O projeto envolveu as disciplinas de Química, Física e Matemática.
De acordo com o projeto proposto pelas professoras, os alunos foram incentivados a construir um foguete a fim de participar de uma competição, tendo como características, a criatividade, lançar maior distância e possuir menor custo de produção, sendo construído com material reciclado.
Entre os assuntos estudados, a Lei da Ação e Reação; propulsão; órbita; combustão; reação química; movimento linear; pressão; finalidade e importância das missões espaciais; mecanismos de funcionamento dos foguetes.
Depois do estudo desses conceitos, a prática foi realizada para a construção do foguete e seu lançamento. “Esta atividade torna o ensino mais atrativo e motivador, através da inclusão de novas práticas de ensino no cotidiano escolar tornando prazeroso o ato de aprender. Com o trabalho manual o aluno é convidado a fazer parte deste universo integrando conceitos e práticas e o resultado de tudo isso é o aprendizado”, destacaram as professoras.