Na última quinta-feira, dia 23, os alunos do Curso Normal do Centro tecnológico Frederico Jorge Logemann visitaram a Escola de Ensino Médio Concórdia para Surdos, de Santa Rosa, cuja mantenedora é a APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos). A visita foi acompanhada pela coordenadora do Curso Normal Sônia Teresinha Bertoldi Bianchi e pelo professor de Libras, Roney Berreza.
Na escola, os alunos e professores foram recebidos pela coordenadora pedagógica Denise, que apresentou a estrutura da instituição e acompanhou durante algumas atividades desenvolvidas. A visita pedagógica teve o objetivo de conhecer a escola e seus alunos, interagir e ampliar o vocabulário em Libras.
Os normalistas conviveram e aprenderam com os alunos durante as aulas e no intervalo. Além disso, receberam o desafio de conversar em Libras com um aluno, para saber seu nome, seu sinal, idade, série, cidade de onde vem e depois apresentá-lo os demais colegas em Libras.
A professora Sônia destaca que a visita foi muito proveitosa e de extrema importância, principalmente no que se refere às atividades práticas. “A Prática Pedagógica realizada foi muito importante e exitosa, mas, em especial, confirmou aquilo que acreditamos ser o essencial na Educação: ‘aprendemos a fazer, fazendo’, quando teoria e prática se complementam e uma se torna a extensão e vivência da outra, relatou Sônia.