Ensinar e aprender Matemática sempre foram grandes desafios. As exatas, por vezes assustam, sempre há os que possuem habilidades na área e os que não se identificam. No Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, o aluno é incentivado a buscar alternativas, junto com professores, para aprender da melhor maneira possível, seja com atividades teóricas ou práticas. Para a coordenadora do Ensino Fundamental, Anelidia Köhn, “a escola tem sempre por objetivo oferecer aos seus alunos as mais diversas experiências, para que sejam preparados para enfrentar os desafios futuros”.

Neste semestre, o CFJL demostrou a capacidade de seus alunos nesta área, principalmente ao participar de olimpíadas de matemática, como a da Rede Sinodal de Educação e a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Na Olimpíada de Matemática da Rede Sinodal da Região Missões, dois alunos se destacaram, Bruno dos Santos e Gustavo Richter Kuhn, ao gabaritar a prova, conquistando assim, o 1º lugar da categoria.

A OBMPEP foi uma novidade para os alunos neste ano, pela primeira vez, a rede privada pode participar. Todos os alunos do Ensino Fundamental II foram inscritos para participar desta atividade inédita. Dois alunos do CFJL, Felipe Schmidt Espig e Gustavo Richter Kuhn conseguiram uma melhor colocação a nível estadual, recebendo certificado de Menção Honrosa pelo bom desempenho.

Em sala de aula, algumas atividades foram diferenciadas, para incentivar e preparar os alunos para estes eventos. A professora de matemática do Fundamental II, Elaine Maria Bortoli explica que a preparação envolveu simulados online, quiz e atividades extras de desafios matemáticos, tudo envolvendo o conteúdo de cada série, além das atividades do Programa Mente Inovadora, que envolvem livros e jogos de raciocínio lógico.

Elaine também destaca um diferencial de estudo para os alunos do CFJL, que é trabalhar conteúdos avançados, de séries posteriores. “O apoio e preparação psicológica também é importante, não basta o aluno ser ótimo em resolução de cálculos, ele precisa estar preparado para encarar desafios que exigem interpretação e tranquilidade para colocar em prática esse conhecimento matemático”, afirma a professora.

 

n 1427

         Alunos que participaram da OBMEP

 

n 1428

         Alunos vencedores da Olimpíada de Matemática da Rede Sinodal