O projeto Mercadinho Educa, da Educação Infantil do CFJL está em pleno funcionamento. A retomada do projeto contou com convites às turmas, que foram distribuídos pelo Jardim B, acompanhado pela professora Leila Franck. A turma também foi a responsável por deixar tudo arrumado para a inauguração, como tema de casa receberam a tarefa de encontrar materiais que pudessem ser usados nas atividades. 

Os alunos que utilizam com maior frequência o espaço são as turmas do Maternal I e II e Jardim. Por isso, a partir de agora, cada mês terá uma turma responsável pela organização do ambiente. As mercadorias disponíveis para compra dos alunos são compostas, em sua maioria, por embalagens vazias e o dinheiro utilizado é simbólico.

O Mercadinho Educa é uma iniciativa do CFJL, que permite que os alunos tenham desde cedo experiências sobre Educação Financeira. Com esta atividade, as crianças aprendem a diferenciar o que elas “querem” e o que realmente “precisam”, o que é “caro” e o que é “barato”, o que é possível adquirir com determinada quantia; a possibilidade de juntar dinheiro para comprar o que gostaria e os cuidados que se deve ter com o dinheiro, não rasgar, molhar ou sujar.

A professora Leila explica que cada professora pode trabalhar de maneiras diferentes, mas que normalmente são compras em que tudo vale um R$ 1,00. Os alunos recebem o dinheiro para efetuar as compras, e devem administrá-lo, decidir se querem gastar tudo ou fazer troco. “Os alunos aprendem matemática de forma lúdica, ao mesmo tempo que envolve algo da vida real, como ir com seus pais ao supermercado”, comenta a professora.

Veja o álbum clicando aqui!

n 1530