Alguns estudantes do ensino fundamental do CFJL perceberam nesta semana a riqueza e a diversidade de participar de um intercâmbio ao receber a visitado americano Ken Deckert, que mora em Cleveland, Ohio, EUA.

Ken é engenheiro aposentado da John Deere e está pela 25ª vez na cidade de Horizontina, entretanto, é a primeira vez que ele vem a passeio e não por motivos profissionais. Ele esteve em contato com algumas turmas durante as aulas de Inglês do CFJL, acompanhando as professoras Daiana Quebing e Fabiane Lowe , interagiu , brincou e auxiliou no aprendizado de algumas palavras e na pronúncia de outras, em diversas turmas.

“O contato com alguém nativo da língua é interessante para quem está aprendendo. Saber a pronúncia, ouvir corretamente como se fala, é uma experiência única  e a presença de um estrangeiro, por si só, já desperta a curiosidade”, comentou a professora Fabiane, do 6º ano.

Ken relatou que a cidade onde mora é conhecida por ser a sede da equipe de basquete  Cleveland Cavaliers, que disputam a NBA. Ele também afirmou que no Brasil, ele é gremista e que gosta muito de Horizontina. “São as pessoas mais gentis que eu conheci no mundo todo”, diz ele, que já trabalhou na China, na Índia, no México, Alemanha. Ele está aposentado desde 2016 e viajou para o Brasil a convite de um sobrinho, que reside em Porto Alegre.

n 1548

1546

n 1547

n 1549