Ser professor ou ser professora é um desafio constante de busca de aprendizado, pois a cada ano surgem novos métodos de ensino e novas tecnologias, que permitem um processo de ensino-aprendizagem cada vez mais completo e dinâmico. Pensando na melhor maneira para gerar resultados nas avaliações dos alunos, na noite da segunda-feira, dia 2, as professoras da Educação Infantil do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann se reuniram para reformular os quadros de avaliações individuais.
Para a reformulação deste material foram utilizados em conjunto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dois livros de Portugal, Avaliação em Creche – Crechendo com qualidade, das autoras Gabriela Portugal e Cindy Mutschen Carvalho e Avaliação em Educação Pré-escolar – Sistema de acompanhamento das crianças, de Gabriela Portugal e Ferre Laevers.
Este estudo teve início com o doutorado da Coordenadora da Educação Infantil, professora Rosemeri Henn, que trabalha com três linhas de pesquisa: avaliação na Educação Infantil, desenvolvimento profissional dos professores e supervisão colaborativa. As professoras já utilizam um método de avaliação, mas agora, com um registro mais completo é possível identificar ainda melhor os pontos fortes e os que precisam ser melhorados pelas crianças.
Para desenvolver um material mais específico, após o estudo e análise da BNCC e a revisão bibliográfica, as professoras se dividiram em grupo, conforme a faixa etária dos seus alunos. Assim, os pareceres estão divididos em dois grupos, sendo que nas crianças de zero a três anos serão avaliados segurança e autoestima positiva, curiosidade e ímpeto exploratório e competências sociais e comunicacionais. Já os alunos da pré-escola, de três a seis anos terão as competências pessoais e sociais avaliadas de acordo com as atitudes, comportamento em grupo e domínios essenciais.