A construção de um terrário é uma atividade frequente nas aulas de ciências e biologia, mas o que se aprende com essa atividade?
De acordo com a professora de Ciências do CFJL, Leonila Sartor, os terrários são modelos de ecossistemas que tem como objetivo representar o ambiente. Geralmente são montados em potes (caixas de vidro tipo aquário), onde são depositados cascalhos, areia, terra preta, pequenas plantas e água.
“Com a turma da 6ª série, orientamos a montagem dos terrários em suas casas para que fossem observando por uma semana, algumas relações, tanto entre os seres vivos como entre os seres não vivos e os componentes do ecossistema. Então, eles foram observando e relatando os acontecimentos ocorridos no terrário, suas hipóteses e conclusões. Nessa semana, trouxeram os modelos para a sala de aula onde socializamos o aprendizado” comentou a professora.
O terrário também permite explorar os passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. É testando e comprovando que as crianças fazem ciência exatamente como os cientistas.
Veja outras fotos no álbum: http://albuns.cfjl.com.br/?album=4132