Na última sexta-feira e sábado, dias 5 e 6, a professora Elisiana Tischler Noedel, do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann participou do Encontro Nacional de Professores de Linguagem Literária. O evento foi realizado no Colégio Evangélico Alberto Torres -CEAT, em Lajeado – RS e contou com a participação de 34 escolas da Rede Sinodal de Educação, incluindo professores da Educação Infantil, Séries Inicias, de Língua Portuguesa e Literatura.

O evento trabalhou com a temática "chega mais perto e contempla as palavras". A programação incluiu painéis, debates, visitação a alguns ambientes do CEAT, momentos culturais, oficinas e compartilhamento de experiências. As atrações eram ministradas, em sua maioria, por escritores e docentes de Ensino Superior.

A professora ministra disciplinas de Língua Portuguesa e Produção Textual para turmas do Ensino Fundamental II. No Ensino Médio Técnico e Curso Normal, Elisiana trabalha com as disciplinas de Língua Portuguesa, Produção Textual e Didática da Linguagem. Segundo a docente, muitas das metodologias debatidas durante o evento já são utilizadas no CFJL, como: leitura como motivação e interdisciplinaridade, transferência e aplicação de leitura, leitura como forma de interatividade e produção textual voltada para criatividade dos estudantes.

Elisiana destaca como a participação em eventos pode auxiliar em novos conhecimentos, sendo essencial também como maneira de atualização. “Nós temos um grande desafio na atualidade, que é a formação de leitores. Eventos em que se discutem assuntos específicos que competem à área, que permitem interação e compartilhamento entre professores da Rede Sinodal são muito importantes. Atividades diversificadas e debates podem auxiliar neste desafio de formação de leitores”, explica a professora.

n 1568

n 1569