As turmas de 9ª série do CFJL desenvolveram trabalhos de pesquisa diferenciados, para tratar sobre a temática da juventude na disciplina de Ensino Religioso. Com orientação da professora Cristiane Aimi, os estudantes foram desafiados a entrevistar, conversar e pesquisar com seus familiares e vizinhos sobre as diferenças e semelhanças entre as gerações, no que diz respeito ao modo de vida do jovem.

No encerramento dos trabalhos, cada grupo escolheu uma maneira de apresentar o resultado dessa pesquisa e, o grupo dos estudantes Guilherme Pretto, Bernardo Hach e  Eduardo Scholz escolheu a presença dos pais em sala de aula, para que todos os colegas pudessem questioná-los sobre alguma curiosidade.

Entre os assuntos discutidos, os jovens queriam saber como era o relacionamento entre pais e filhos, o que faziam no tempo livre, como era a escola e os hábitos de estudo, os relacionamentos entre amigos e amores, como se divertiam, etc.

Os pais que participaram da aula foram Adílson Pretto, João Hach e Stela Scholz, colaborando para a compreensão e o respeito às diferenças no modo de viver e de pensar de cada época. “Essa atividade também motivou o diálogo entre pais e filhos, entre os familiares, os fez conhecerem aspectos de sua família que talvez não tivessem em outra oportunidade. Além disso, mostra que a pesquisa por meio de entrevista, de uma conversa, é mais humana. Geralmente as pesquisas se baseiam nos arquivos da internet, onde eles sozinhos buscam o conhecimento. Mas com diálogo e conversa também obtemos informações valiosas e verdadeiras. É um trabalho de aproximação entre as pessoas”, comentou a professora Cristiane.

n 1597