A turma de alunos do Jardim, do turno da manhã do CFJL, está envolvida com histórias de piratas, barcos, caça ao tesouro, gênios entre outros personagens. Isso porque a professora Angélica Schneiders já começou a preparar os pequenos para as homenagens do Dia dos Pais. O objetivo da professora é motivar as crianças para o “grande dia”, de maneira que elas se envolvam com as ações trabalhadas.

Partindo da temática “caça ao tesouro”, a professora contou aos alunos a história de “O Capitão Pirata e o Gênio Invisível”. Segundo Angélica, no livro, o capitão não é como os que são tradicionalmente conhecidos. “As bombas do Capitão Pirata são de balas azedinhas, maçãs do amor, balões coloridos, chicletes de bola com gosto de morango e pipocas bem quentinhas. E quem se aventura com ele é um menino sonhador, que ganha do capitão um presente invisível, o gênio. Esse gênio é o responsável pela criatividade e pela brincadeira e o capitão ensina o menino a sempre chamar o gênio quando se sentir mal, triste e preocupado”, conta a professora.

Após ouvirem a história, as crianças encontraram um pergaminho, com uma carta, em que o Capitão Pirata desafiou a turma a construir com a criatividade do Gênio Invisível, uma escultura comestível no formato de seu barco pirata. Para isso, as crianças receberam cinco tipos de alimentos: pão, tomate, pepino, queijo e presunto. Após todas as obras prontas, as turmas da Educação Infantil puderam visitar a “1ª Mostra de Esculturas do Jardim do CFJL”. Os alunos explicaram aos colegas como construíram suas esculturas.

Angélica ainda destacou que a atividade foi muito produtiva, pois os alunos brincaram, usaram a imaginação, desenvolveram habilidades de socialização, de coordenação motora fina e conhecimento do mundo letrado. “Sem dúvida, os grandes pontos desenvolvidos nessa atividade foram a criatividade, na construção com materiais alternativos, e a oralidade, pois eles precisavam apresentar o seu trabalho, ter uma sequência de ideias, justificativas, argumentos construídos, um trabalho lúdico, interdisciplinar e com grandes resultados na aprendizagem”, comentou a docente.

Confira o álbum de fotos completo da atividade: albuns.cfjl.com.br

n 1692