Com o início do mês de setembro, as comemorações da Semana da Pátria e a proximidade das eleições, é importante que as crianças entendam este cenário que as cercam. A turma do Jardim A, junto com a professora Mayla Wesling, desenvolveu atividades sobre o país.

Para iniciar os estudos, os alunos ouviram a música “Ora Bolas - palavra cantada”, para terem a noção de que eles residem em uma cidade, que está inserida em estado, país. Com base na música, as crianças dialogaram sobre o Brasil, salientando as coisas boas no país e o que pode ser melhorado. 

Os alunos também ouviram a história "Se criança governasse o mundo”, de Marcelo Xavier. A partir disso e juntamente com as famílias, fizeram uma pesquisa sobre o Brasil e trabalharam sobre o que é governar, que é preciso cuidado ao governar, e também sobre as leis. Com o resultado da pesquisa os alunos produziram um livro, “Se o Jardim A governasse o Brasil”, em que puderam utilizar a vontade uma variedade de materiais e expressar aquilo que eles fariam, se governassem o Brasil. O livro será levado para casa e apresentado para os pais.

Para a professora Mayla, a atividade foi muito importante e produtiva. “Os alunos puderam desenvolver a criatividade e a autonomia para explorar e optar pelos materiais durante a produção do livro. Foi bem significativo, eles auxiliaram os colegas, criaram hipóteses, pensaram sobre a nossa realidade e também sobre a realidade de outros brasileiros, sobre a saúde, educação e segurança”, comenta a professora.

Confira o álbum de fotos: albuns.cfjl.com.br

Jardim A realiza atividades para entender o cenário que o País vivencia

n 1739