Uma das principais preocupações dos estudantes do Ensino Médio é a preparação para o Enem. E para que eles cheguem a esta importante etapa preparados, no CFJL são realizadas práticas semanais de redação, que seguem as mesmas competências avaliadas pelo Enem.

Na disciplina de Produção Textual e Literatura, ministrada pela professora Lusiane Cristina Ziemann Tolomini, os estudantes do 1º ano produzem dissertações em sala de aula, e esta já é uma prática semanal. “Temos a prática de discutir a proposta de redação, produzir o rascunho em sala de aula, fazer a leitura oral dos textos produzidos, fazer as correções necessárias e passar a limpo o trabalho final para entrega. Quando não é possível dar conta de todos os processos em sala de aula, os alunos realizam a conclusão extraclasse”, explica Lusiane.

Para que os estudantes aprimorem seus conhecimentos sobre diversas áreas, os temas são sugeridos pela professora. Também são trabalhados outros tipos de texto, mas o foco principal é o dissertativo, justamente por ser o aplicado no Enem. “Para que os alunos se apropriem dos critérios do Enem, eles próprios estão sendo desafiados a lerem as dissertações dos colegas e aplicarem os critérios de avaliação. Assim, além do exercício da leitura, o estudante vai fixando o que representa cada competência considerando os critérios de avaliação,” comenta a professora.

Lusiane explica que na maioria das correções dos textos, os próprios estudantes são os responsáveis pela verificação das competências. “Fiquei surpresa e muito feliz quando o produto final das leituras foi a seleção de um texto que realmente correspondeu, criteriosamente, a todas as competências”, afirma a professora.

A redação escolhida durante a correção entre os colegas foi da estudante Julia Andreolla, que seguiu cinco competências: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Confira a redação:

O feitiço contra o feiticeiro

A falta de algumas moralidades têm deixado a população a mercê de muitas ilusões e mentiras.

Todos sabem que confiar em alguém nos dias de hoje é um ato de muita coragem, pois as chances de ser trapaceado são tão elevadas que o próprio mente para não ser a vítima, e assim por diante.

Além da confiança, a ética está muito em falta também, pensar somente em si próprio e em inflar seu ego é mais importante do que ser verdadeiro e arcar com as consequências das atitudes tomadas, sendo que muitas vezes aquilo que você faz pensando em prejudicar o outro, acaba prejudicando a si mesmo, e então o velho ditado “o feitiço contra o feiticeiro” se faz presente muito frequentemente.

Muitos dizem que a falta de ética e toda essa corrupção só existe nos cargos mais elevados e na política, mas não é verdade, porque até pequenas mentiras já te transformam em um minicorrupto.

Se você não quer corrupção, comece pelas próprias atitudes, seja o exemplo para os que estão próximos de você e corrija a postura de quem não está sendo verdadeiro. O resultado trará bons efeitos e quem sabe, mudanças no futuro.

n 1746