n 1769 1

A Semana Literária do CFJL é feita de muita criatividade, de muita leitura, de pesquisa e de trabalho. Tanto dos professores quanto dos estudantes, que são desafiados a transformar o que leem, fruto da imaginação e criatividade dos autores, e se apropriarem do conhecimento, e de forma crítica, observar e melhorar a sua forma de ver o mundo.

E a Semana Literária deste ano trouxe autores que vivem e que sentiram o poder da transformação através da leitura e do conhecimento, e que alcançaram seus sonhos. Um dos exemplos é o jovem Vinicius Ergang Streda, que esteve no CFJL na terça-feira, dia 23 de outubro. Ele contou aos estudantes um pouco da trajetória de sua vida, que apesar de hoje se sentir parte desse mundo, teve muitos desafios a serem superados. Portador da Síndrome de Down, ele se orgulha em dizer que a publicação de seu livro e o seu dia a dia atualmente, é a realização de um sonho. “Nunca deixe de sonhar”, repetiu ele em muitos momentos de sua fala.

Também o autor convidado para a Semana Literária, o gaúcho Pablo Morenno, fala de sonhos e talentos. Ele diz que, por encanto, ele é também escritor. Professor de Língua Espanhola em cursos preparatórios ao vestibular, formou-se em Filosofia e Bacharel em Direito, sendo funcionário do Tribunal Regional do Trabalho. Além de escrever para crianças e jovens, é editor dessas literaturas e profere palestras de formação continuada de educadores. 

Pablo Morenno compartilhou com os estudantes do CFJL, de diferentes faixas etárias, sobre a importância da leitura, falou de suas experiências de vida e de como elas inspiram suas obras. Seus livros trazem muitos aspectos do autor, como o livro Anjo Destrambelhado, onde ele fala sobre uma espera, longa espera e, aos estudantes do Ensino Fundamental, revelou que a obra se baseia na sua história e a de seu filho, que foi adotado quando ele tinha 3 anos, após a mãe o ter abandonado.

A coordenadora da Semana Literária, professora Elisiana Noedel destacou que cada palestra foi estruturada a partir da faixa etária dos estudantes e dos livros lidos em cada turma durante a preparação para o evento, com leituras e discussões sobre os temas abordados nas obras do autor. Aos pais dos estudantes do CFJL, Pablo Morenno também abordou a importância de ler para os filhos e do quanto é saudável incentivar as crianças a lerem, imaginarem e manterem suas mentes sonhadoras.

Suas obras são indicadas a vários prêmios, como a obra Flor de Guernica, escolhida como Livro  do Ano da Associação Gaúcha de escritores (Ages), foi indicada ao Prêmio Açorianos em 2010 e selecionada para o Catálogo de Bologna 2017, como um dos 30 melhores livros juvenis. Neste ano, com a obra O Alfabeto Poético dos Nomes foi finalista em diversos prêmios da literatura gaúcha e é finalista do Prêmio Minuano de Literatura de 2018 e da Academia Riograndense de Letras. 

n 1769 2

n 1769 3