No Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, as atividades práticas estão presentes em muitas disciplinas, com o objetivo de complementar o aprendizado teórico e facilitar a compreensão do conteúdo. Nets sentido, os estudantes do 8º ano, realizaram uma atividade prática na disciplina de Ciências, ministrada pela professora Beatriz Simionato.

Em um primeiro momento, os estudantes receberam explicações sobre noções de genética e características hereditárias, para depois realizarem a atividade prática no Laboratório de Química e Biologia. A professoa Beatriz explica que com a atividade prática de extração de DNA do morango, os alunos puderam ter uma noção prática sobre o assunto estudado. 

“Primeiro fizeram a maceração do morango, em seguida misturaram a polpa numa solução de água, sal e detergente de cozinha e, na sequência, essa mistura foi peneirada. Com o suco peneirado foi adicionado álcool etílico 92,8° gelado, observando-se a partir daí três fazes na mistura e o DNA  dos morangos em sua superfície, sendo possível que os alunos até mesmo tocassem no mesmo, percebendo sua  textura gel. Com isso, a turma conseguiu verificar e visualizar na prática o que, até então, sempre esteve na forma teórica e um tanto distante do real”, explica Beatriz.

Confira o álbum de fotos desta atividade: albuns.cfjl.com.br

n 1872