O último ano do Ensino Médio é sempre cheio de expectativas, mudanças e escolhas. Um ano feito de rotinas diferentes, Enem, Vestibulares, para muitos, o último morando na casa dos pais ou familiares. Estes momentos cheios de decisões precisam contar com o apoio da família e da escola, lugares onde os adolescentes encontram segurança.
Neste sentido, o CFJL oferece todos os anos aos concluintes do Ensino Médio, momentos especiais para debater sobre estas temáticas. Neste ano, o professor e catequista Cláudio Becker, a psicóloga Aline Vernier e a estagiária de psicologia, Patrícia Backes, trabalham com os estudantes do 3º ano A, o projeto “quem sou eu no mundo”.
O projeto já finalizou seu terceiro encontro, em que a psicóloga Aline realizou uma sensibilização com os estudantes, para despertar o autoconhecimento e se questionarem sobre suas escolhas e mercado de trabalho. Aline realizou dinâmicas com músicas e produção de cartazes, em que os alunos se dividiram em grupos diversificados e trouxeram reflexões do dia a dia, questionamentos, influências e inquietações que surgem durante este período.
“Pensando nesta etapa de vida, com tantas transformações, o autoconhecimento é bem-vindo neste momento de escolha profissional. A proposta ‘quem sou eu no mundo’ faz os jovens pensarem nas possibilidades ao seu redor e sobre si mesmos”, comenta Aline.
Uma das próximas etapas será um teste sobre maturidade profissional, que é dividido em duas etapas, sendo a primeira realizada em breve e a segunda no final do ano letivo. Durante o ano também serão realizadas diversas dinâmicas e palestras para os estudantes e também para os familiares. Um dos momentos mais tradicionais e esperados é a Roda de Conversa sobre Profissões, que envolve profissionais de diversas áreas e, neste ano, será realizada nos dias 30 de julho e 1º de agosto.
Confira as fotos das atividades: albuns.cfjl.com.br