As turmas da Educação Infantil se reuniram para falar de responsabilidades, direitos e deveres, pequenas coisas que auxiliam na organização e convivência. Algumas avaliações de pontos positivos e negativos já são realizadas com as turmas, de maneira semanal e diária e, desta vez, os alunos se reuniram para falar dos seguintes assuntos: cuidar do refeitório sem fazer farelo, ordem nas filas, organizar a sala de aula e não correr na sala. As próprias crianças sugeriram soluções, que foram aceitas pelos colegas.

Durante a assembleia, as professoras colocaram os pontos positivos e negativos das turmas. As crianças foram parabenizadas por suas atitudes positivas e, após destacarem pontos que necessitam de mudanças, os alunos sugeriram soluções e votaram “sim” ou “não”, para aprovar as soluções. Veja as pautas e as soluções apontadas pelas crianças: 

- Cuidar do refeitório, sem fazer farelo. Solução: sacudir a toalha no lixo;

- Ordem na fila. Solução: respeitar o lugar do outro;

- Organizar a sala. Solução: todos devem ajudar a guardar os brinquedos;

- Não correr na sala. Solução: se acontecer, a criança ficará sentada um pouco.

O exercício da cidadania instigado desde cedo, em um ambiente que para as crianças é um exemplo. A escola permite que eles mesmos votem pelas mudanças que irão fazer o bem ao grupo da Educação Infantil como um todo, em que todos têm direitos e deveres..

Veja as fotos da 1ª assembleia da EDUCA: albuns.cfjl.com.br

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