A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, e acontece em duas fases. A segunda fase será realizada neste sábado, dia 28 de setembro, às 14h30min na EMEF Cristo Rei, em Horizontina. 

A Olimpíada de Matemática envolve alunos das turmas de 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e de 1º, 2 º e 3º ano do Ensino Médio, em três níveis.

O CFJL terá representantes  de todos os níveis na Olimpíada: Bryan Meller e  Murilo Sebren Borges, do  6ºano; Ana Carolina Nyland  e  Valentina Scholze , do 7ºano; Bernardo Kohn Bottega e Rafaela Samara Pilz , do  8º ano, Maria Eduarda Rodrigues  e Vitor Rodrigo Herbstrith , do 9º ano.

Do Ensino Médio, participam os alunos: Gustavo Richter Kuhn, do  1º ano, Amanda Victoria Mattes e Izadora Hartmann, do 2º ano e Bianca T. Cembranel Jakimczuk,  Eduarda Leticia Balbinot e Nathalia Raquel Adiers , do 3º ano.

De acordo com a professora de matemática Adriana Weber, responsável pela Olimpíada no CFJL, esta é uma prova diagnóstica que procura verificar como está o ensino de Matemática nas escolas públicas e privadas do Brasil. “Essa Olimpíada premia tanto os professores quanto os alunos melhores classificados. Se o aluno for destaque pode ser premiado com medalhas ou bolsas de estudo”, explica Adriana. A Olimpíada tem como objetivos principais o estímulo ao estudo da Matemática e a identificação de jovens talentos para incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas. 

Cerca de um milhão de classificados de todo o país farão a prova da Segunda Fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além de muito estudo, nessa reta final é importante estar com tudo no esquema. Por isso, a OBMEP separou algumas dicas rápidas para ajudá-lo no dia da prova. Acesse aqui e confira. 

n 1967