O evento Escola Aberta do CFJL, que ocorreu nos dias 05 e 06 de Julho de 2019 continua rendendo excelentes resultados. Entre os grupos de destaque, um foi do Curso Técnico em Informática do CFJL que obteve primeiro lugar de seu nível de ensino, sendo com isso aprovado para apresentar seu trabalho no 10° Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação, que este ano ocorreu em Sapiranga, na escola Duque de Caxias, no dia 16 de Setembro.

Como reconhecimento do bom trabalho desenvolvido, o projeto SOFTWARE DE AUXÍLIO CULINÁRIO obteve o primeiro lugar na categoria Cursos Técnicos. De autoria de Alisson Ricardo Staniek, Ígor Paslauski Pedroso de Oliveira e Willian Rafael Wozniak, que trata da proposta para a criação de um software que indique receitas a partir dos ingredientes disponíveis pelo usuário no momento, objetivando otimizar o uso dos produtos existentes em casa, aliando-se a isso uma boa alimentação e a diminuição do consumo de alimentos processados.

Agora a próxima fase será a apresentação do mesmo na maior feira de ciências da América Latina, a MOSTRATEC, que acontece anulamente em Novo Hamburgo/RS e conta com a presença de diversos países (em torno de 17 países com um total de 720 projetos de pesquisa).

n2991

Resumo do trabalho

No mundo atual, onde o tempo livre é escasso, uma das maiores dificuldades é manter uma alimentação saudável e de qualidade, já que a maioria das pessoas prefere optar por um alimento industrializado ao invés de tentar preparar algo caseiro, pela falta de tempo e por falta de saber o que fazer no pouco tempo que tem com os recursos disponíveis. A atual pesquisa consiste em fazer certo alimento de consumo doméstico através de receitas incluídas em um programa. No programa consiste em buscar um alimento que possa fazer através do conteúdo que o usuário tem incluído em sua casa, para realizar o preparo com esses mesmos ingredientes presentes. Neste processo, quando o usuário informar os recursos que possui, o programa deverá retornar alguma receita que se encaixe com os dados anteriormente informados, também informando o tipo de instrumento necessário a utilizar para fazer esse processo, dando explicações de passo a passo dados separados, para que se possa realizar essa busca de receitas.

Sobre o projeto Geração T

O programa iniciou em 2016 através de uma parceria entre CFJL-FAHOR e a TECNICON e, desde então, vem sendo uma oportunidade diferenciada para jovens que desejam ter uma qualificação na área da tecnologia e assim conquistar seu primeiro emprego. A primeira e a segunda turma de jovens que ingressaram no programa entre 2016 e 2017 foram contratados pela empresa e já estão formados. A terceira turma que está em andamento está caminhando para a metade do curso, tendo o próximo ano para a conclusão com estágio.