A segurança dos estudantes em primeiro lugar, mas também de pais, professores, colaboradores e demais motoristas e pedestres que circulam pelo entorno do CFJL. Isso motivou uma série de alterações no trânsito desse local. Desde o mês de março de 2019 um grupo de pais de estudantes do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann formaram dois comitês para tratar da segurança e do trânsito, sendo o Comitê da Segurança e o Comitê pela Vida, respectivamente, com o objetivo de propor melhorias em ambos.

Na parte interna, melhorias na recepção, no controle de entrada e saída dos estudantes e na vigilância externa já foram executadas pelo Comitê de Segurança e outras ações estão previstas até o final deste ano.

Já o Comitê pela Vida observou e analisou o trânsito e como ele estava organizado nas ruas Buricá, Cerro Azul, Arnoldo Schneider e Santa Cruz. “Especialmente nos horários de chegada e saída dos estudantes na escola, observamos por vários dias a movimentação de carros, vans, ônibus, caminhões, ciclistas e pedestres, que de verdade, se aventuravam ao atravessar a rua a pé ou os motoristas que precisavam cruzar entre essas ruas. Em dias de chuva, era um caos. O risco de acidentes no trânsito é elevado. Entretanto, precisávamos buscar algumas soluções para minimizar esses riscos e trazer segurança de forma coletiva, que atendesse a todos e não a algum determinado grupo”, destacou Cleide Vieira, uma das representantes do grupo de pais no Comitê. 

Tendo em vista as observações, que foram feitas em fotos e vídeos, o Comitê pela Vida buscou auxílio do Poder Público e de diversos órgãos que são responsáveis pela segurança e trânsito local para buscar soluções em conjunto. Diversas reuniões aconteceram entre março e setembro de 2019, intercalando com reuniões junto aos órgãos municipais e estaduais de trânsito, como a Secretaria de Infraestrutura, Logística e Trânsito, Secretaria de Planejamento e Gestão de Projetos e a Brigada Militar, a fim de criar uma proposta viável, que atendesse os critérios de adequação das Normas de Trânsito, dentro de um padrão vigente.

Na noite de 1º de outubro, às 19h30min, os integrantes do Comitê pela Vida, apresentaram o resultado deste trabalho aos pais e comunidade escolar, com a presença e boas-vindas do vice-diretor do CFJL, Wilson Hirt, de uma reflexão sobre o tema, com participação do professor e catequista, Cláudio Giovani Becker e na sequência, uma explanação sobre o trânsito, com o arquiteto e urbanista, André Vernier.  

Na sequência, os representantes dos pais no Comitê pela Vida, a fisioterapeuta Cleide Vieira, e o engenheiro mecânico, Marlon Christmann, expuseram na forma de vídeos algumas situações incoerentes que ocorriam e apresentaram as propostas de melhorias. Entre elas, estão: a mudança de sentido na Rua Cerro Azul, a partir da esquina com a Rua Buricá em direção à Santa Cruz, que passa em frente à Educação Infantil e Ginásio de Esportes do CFJL; mudança de preferencial na Avenida Arnoldo Schneider, esquina com a Rua Buricá, na Igreja Evangélica Doutor Martinho Lutero, sendo que a preferencial agora é da Rua Buricá, já sinalizada. 

E, em breve, serão alterados os roteiros de paradas para embarque e desembarque de veículos coletivos, que não mais vão parar em frente ao CFJL e sim, seguem para a sua lateral, na Avenida Arnoldo Schneider, sendo a entrada junto ao portão de acesso ao Centro Social Evangélico, tendo assim a garantia da entrada dos estudantes no pátio, reduzindo a circulação dos mesmos na rua. Para os alunos da Pré-Escola e Educação Infantil, os coletivos terão paradas para embarque e desembarque, na esquina da Rua Santa Cruz com a Rua Cerro Azul.

A previsão para a mudança no embarque e desembarque de coletivos depende ainda de algumas melhorias de infraestrutura nestes trechos da Avenida Arnoldo Schneider e Rua Santa Cruz, bem como a sinalização das vias. Até o momento não há uma data estipulada para iniciar esta mudança. A proposta das alterações é transmitida e comunicada por meio de avisos no meio escolar, durante 30 dias para que os moradores, comerciantes e motoristas que circulam pela região possam conhecer esse projeto.

n 1981