As turmas do 6º ano A e B realizaram uma atividade prática na disciplina de Ciências, com a professora Elizabete Kretschmer. Para visualizar melhor os fenômenos da natureza, os estudantes construíram terrários. Mesmo que em menores proporções, auxilia os estudantes a entenderem o que ocorre em proporções maiores no planeta, a partir da construção de um ecossistema.

A professora Elizabete explica que este processo motivou os estudantes na participação em aula e na construção do conhecimento, gerando discussões ricas em conteúdo e troca de experiências. “Os estudantes, ao confeccionar o terrário, entram em contato com a natureza, desde a coleta dos materiais até o fechamento do ecossistema. Com diálogo e questionamento, os leva a refletir sobre os assuntos estudados durante todo ano letivo, como a extração de recursos da natureza, o equilíbrio, as relações ecológicas, as camadas da Terra, o ciclo da água, entre outros assuntos abordados”, explica a docente.

O terrário ainda está sendo observado pelos estudantes, no mínimo duas vezes por semana, nas aulas de Ciências, em que discutem sobre a sobrevivência dos seres vivos e se o ambiente está em equilíbrio.

Veja as fotos da atividade: albuns.cfjl.com.br

n 1989