Em 2020 completamos 85 anos de atuação. Uma história que inspira Horizontina e região. Uma instituição que educou e educa gerações, com comprometimento, ética, vivência cristã, formação pessoal e profissional. Com excelência, transforma vidas e realidades por meio da educação.

Com o nascimento da Colônia de Belo Horizonte, em 1927, surge a necessidade de um local para educar, surgindo em 1929, a Deutsche Evangelische Schule. Inspirada no ensino das letras e da Bíblia e alimentada pela perseverança, assim inicia uma história de dedicação ao educar que permanece até hoje.

Mas basta um simples cálculo para ver que esta conta, 1929 a 2020, não fecha com 85 anos que a instituição celebra neste ano. Inicialmente como uma escola alemã, com a Segunda Guerra Mundial e a proibição de falar o idioma no Brasil, a escola foi fechada em 1942 e reaberta no dia 1º de março de 1948, seis anos depois, como Escola Frederico Mentz. Este período em que esteve fechada, não é contabilizado.

O período pós-guerra foi realmente muito desafiador, mas também de muita positividade e prosperidade, com melhorias na infraestrutura, com ampliação e construção de novos prédios. A comunidade também passou a ter uma educação básica completa com o passar dos anos e, posteriormente cursos profissionalizantes e o início da história da FAHOR – Faculdade Horizontina.

Continue acompanhando nossas notícias para saber mais sobre cada detalhe de nossa história. Vamos compartilhar muitas informações, neste que é um ano muito especial.

n 2008Início da construção do prédio principal, em 1954.

n 2009Prédio principal do CFJL em 2020.