A iniciativa já demonstrou excelentes resultados em 2019

A Educação Infantil, além de muita brincadeira, diversão e atividades lúdicas, é um momento em que a criança desenvolve sua personalidade, importantes competências e habilidades. A Robótica Educacional vem para complementar ainda mais a formação da criança, em momentos de muita criatividade e atenção em meio às brincadeiras e atividades cotidianas.

No ano de 2019, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann já contava com aulas de robótica para as turmas dos Maternais II e Jardins e, em 2020, a Robótica Curricular permanece. Com o Projeto Kidsmind, as aulas semanais são ministradas pelas próprias professoras das turmas, que recebem treinamento inicial e continuado, oferecido pela Robomind, que é a empresa parceira do CFJL nos projetos de Robótica Educacional. A empresa disponibiliza acompanhamento durante todo o ano, incluindo uma plataforma virtual de aprendizado, em que o professor visualiza um vídeo de cada aula que deve ser ministrada.

Os materiais utilizados neste nível incluem livro para acompanhamento das aulas, kits da Lego Education, blocos duplos e Steam Park. As atividades permitem que as crianças vivenciem situações que estimulem a criatividade para buscar soluções para desafios do dia a dia.

Edson e Elizete Klagenberg, profissionais que atendem o CFJL com os projetos de robótica, explicam que a robótica estimula as crianças desta faixa etária a pensarem em conceitos e ideias que serão importantes e utilizados em toda sua vida. “As crianças possuem formas específicas de interpretar o mundo, a cultura, as relações sociais, a escola e o que nela fazem e aprendem. Portanto, o Projeto oportuniza o desenvolvimento das linguagens: matemática, tecnológica, visual, musical, oral e gráfica”, explicam.

n 2010