O CFJL tem muita história pra contar, afinal, já são 85 anos de atividade, com evolução constante. Quem viu nascer em 1929, a Deutsche Evangelische Schule, provavelmente não imaginava as transformações e desafios que estariam pela frente, nem mesmo que um dia, a escola de origem luterana, iria se chamar Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann.

O primeiro prédio da escola foi construído em 1931. Uma construção em madeira, na esquina da Rua Dahne de Abreu com Rua Arnoldo Schneider. E como destacado na notícia anterior sobre a história do CFJL, a escola fechou suas portas em 1942, com o desencadeamento da Segunda Guerra Mundial e reabriu no dia 1º de março de 1948, como Escola Frederico Mentz.

Neste período pós-guerra a escola oferecia o Curso Primário completo (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental). No ano de 1951 foi criado o jardim de Infância, ampliando a preocupação com uma educação completa desde cedo. Já em 1954, iniciou a construção do prédio principal, uma obra que levou 10 anos. 

Em 1959 começaram as atividades do Curso Ginasial de Comércio e a escola passou a receber alunos do interior do município e de municípios vizinhos. Assim, a direção da Escola preparou a parte baixa do novo prédio para receber alunos em regime de internato, que funcionou até o ano de 1972. Além da Escola Frederico Mentz, também passou a existir a Escola Técnica de Comércio Frederico Jorge Logemann.

A partir de 1962, a Escola Técnica de Comércio passou a ser denominada como Colégio Comercial Frederico Jorge Logemann e foi iniciado o Curso Técnico em Contabilidade. Já em 1965 veio o prédio industrial, onde atualmente está instalada a Educação Infantil, erguido com auxílio da organização alemã “Brot für die Welt”. Em 1975 deu-se a instalação do curso Técnico em Mecânica em parceria com a empresa SLC S/A e com o SENAI/RS. Em 1976, as denominações do Colégio Comercial e Escola Frederico Mentz foram unificadas e tem-se a Escola de 1° e 2° Graus Frederico Jorge Logemann.

Na sequência houve a construção do ginásio de esportes, de 1982 a 1989, e a inauguração da cabana do Jardim de Infância em 1986. Já em 1992 foi traçado um plano de metas e ações que incluíam o aumento do número de alunos, reformas completas no prédio desde a infraestrutura hidráulica e elétrica até ajardinamento e construção de laboratórios. Com isso, a escola teve a duplicação do espaço físico, com a inauguração em 1998, do complexo administrativo, pedagógico e cultural com três andares, onde se concentram os setores administrativos, biblioteca, salas especiais e oito salas de aula, além de um auditório com 188 lugares.

Em 1993 a Escola obteve a aprovação do Curso Técnico de Processamento de Dados e a primeira turma foi aberta em 1994. Em 1996, houve a aprovação do início do Curso de Suplência de 1° Grau e, em 1997, a aprovação e início do Curso de Suplência de 2° Grau. Em 1999, a Escola passa a ser chamada de Colégio Frederico Jorge Logemann, com aulas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e os cursos técnicos em Contabilidade, Mecânica e Informática, além das suplências de 1° e 2° graus.

Em 2008, mais uma vez a denominação da escola foi alterada para Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann. E a mais recente conquista aconteceu em 2019, com a inauguração do novo prédio da Educação Infantil. A nova estrutura passa a atender melhor até 100 crianças da pré-escola, de 4 e 5 anos, em um espaço amplo e moderno, que conta com quatro salas de aula, sala multifuncional, sala de dança, cozinha, refeitório e banheiros, além de brinquedoteca e um espaço externo coberto.

Estas foram algumas mudanças e melhorias importantes e necessárias, que tornam o CFJL cada vez mais uma referencia educacional. Isso, sem nunca perder o centro que norteia a instituição: o pensamento e a postura de fé de Martinho Lutero, o que deu origem ao jeito de ser dos luteranos, que deram origem à escola e que sempre tiveram um compromisso profundo com a educação em todos os níveis. Atualmente a escola oferece os seguintes níveis educacionais: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica e Técnico em Contabilidade.

n 2011Prédio principal nos anos 70