As novidades para o ano de 2020 não param! Todas as turmas do Ensino Fundamental do CFJL terão aulas curriculares de robótica, com projetos que variam de acordo com o desenvolvimento do estudante. 

Durante quatro anos, o CFJL ofertou a robótica como oficina, para os estudantes do Ensino Fundamental I e II. Em 2020 uma das grandes novidades é a Robótica curricular, que será ministrada por professores do CFJL, que são preparados para esta função, recebem treinamento e acompanhamento. No ano de 2019, o 8º e 9º ano já havia iniciado com o projeto de Robótica curricular.

A empresa parceira do CFJL é a Robomind Robótica Educacional, que oferece ferramentas baseadas no aprender fazendo, em busca de soluções para o dia a dia, se consolidando como uma ciência ampla e completa. 

“É um currículo baseado em quatro áreas do conhecimento: ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Almejamos contribuir para uma educação que visa futuros construtores de tecnologias e uma sociedade cada vez mais desenvolvida, para isso, o estudante passa a ser protagonista da aprendizagem. Durante as aulas o foco está na construção e programação e, no final, o resultado é ver o robô funcionando” explicam Edson e Elizete Klagenberg, profissionais que atendem o CFJL.

Conheça os projetos:

 

Coding (1º ano)

- Uma aula por semana;

- Utiliza livro, kits da Lego Education Steam Park e Coding Express, além do aplicativo Expresso da Programação®, para programação de movimentos e reações;

- Uso de blocos de ação para estimular habilidades de colaboração, comunicação, criatividade e resolução de problemas;

- Desenvolve as primeiras habilidades de codificação como: sequência, voltas, relações de causa e efeito e condicionais.

 

Developer (2º ao 5º ano)

- Uma aula por semana ou duas aulas por quinzena;

- Utiliza livro e kit da Lego Education Wedo 2.0;

- Introduz o estudante no mundo da programação, com experiências de aprendizagem focadas na resolução de problemas e no raciocínio lógico;

- Conhecem o funcionamento dos robôs, começam a programa-los e desenvolvem o pensar tecnológico;

- Desenvolvimento de habilidades por meio da troca de ideias e trabalho em equipe.

 

Robotics (6º ao 9º ano)

- Duas aulas quinzenais;

- Utiliza o material Lego Education Minstorms EV3;

- Desenvolve e aprimora as habilidades já adquiridas nos projetos Coding e Developer, além de impulsionar o interesse pela pesquisa e pela ciência;

- Experiências para que o estudante não seja apenas consumidor de conhecimento, mas também construtor de saberes.

n 2013