O projeto "Autor na Escola" do Colégio Frederico Jorge Logemann Horizontina, já acontece há vários anos. Os encontros são organizados através da coordenação das professoras de Literatura e Português para alunos desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A presença do autor na escola motiva à leitura, à reflexão sobre as obras e á aventura pelo processo da escrita que é feita através da produção de textos poéticos e em prosa, sendo de fundamental importância para a ampliação do vocabulário.
Os autores escolhidos e convidados pelo Colégio são aqueles que trazem temas do cotidiano dos alunos, entre eles Marô Barbieri, Valmor Santos, Caio Ritter, Guilherme Verzoni, Moacyr Scliar e Charles Kiefer.
Gostáramos de registrar aqui, a vibração de nossos educandos e professores quando da escolha de Moacyr Scliar para a Academia Brasileira de Letras. O "imortal", estivera em nosso Colégio, há 3 anos, quando lemos e analisamos em conjunto algumas de suas obras.
Além do projeto "Autor na Escola", o Colégio Frederico Jorge Logemann proporciona, durante o ano letivo, vários momentos de leituras. Isso ocorre desde Educação Infantil, com a "Hora do Conto". Conforme a professora de Literatura, Nadir Pimentel Gomes, são divulgados livros na sala de aula, proporcionando momentos de leitura de histórias, tanto para a vida, ao PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior) e ao Vestibular. Assim, busca-se proporcionar espaço para a interação com os textos através das mais variadas atividades, priorizando-se momentos de reflexão individual e coletiva."Nossa maior missão, como ser docente, é refletir sobre o prazer e a necessidade da leitura como elementos essenciais na construção de um ser mais humano, fraterno e ético".