O CFJL utiliza desde o início do ano letivo de 2020, as funcionalidades do moderno e inovador Sistema de Ensino Anglo, para todo o Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio. O Sistema possui diversas características e diferenciais importantes, que incluem a participação ativa de estudantes, escola e família, com uma metodologia focada na aprendizagem e na autonomia e crescimento do estudante. Com o CFJL e o Anglo, o estudante está entre os melhores, sempre!
Os estudantes do CFJL contam com a Plataforma Plurall, fornecida pelo Anglo em que podem estudar, fazer tarefas diárias de cada aula trabalhada, com recursos como vídeos, tutores online 24 horas por dia, entre outros. Com a Plataforma, cada estudante ou turma possui autonomia e um plano de estudos personalizado. Neste período atípico de quarentena, para se proteger e também conter o avançado do contágio pelo COVID-19 (Coronavírus), o apoio da Plataforma Plurall/Anglo, está sendo um grande diferencial para os professores e estudantes do CFJL. Os professores continuam com suas aulas na modalidade virtual, sem prejudicar o aprendizado do estudante, pois além do material preparado por eles, o Sistema Anglo se adaptou rapidamente e disponibilizou volumes especiais de atividades para este período de isolamento/distanciamento social.
Os professores do Ensino Fundamental e Médio do CFJL passaram por uma reciclagem abordando os novos tutoriais disponibilizados pelo Sistema Anglo, para que sejam exploradas mais funcionalidades à sua disposição no apoio as aulas e atividades com os estudantes. Foi acrescentado à Plataforma Plurall/CFJL o Hangouts Meet, que permite chamadas de vídeo e áudio sem sair do sistema. Os docentes também utilizam com maior frequência a opção “Maestro”, em que é possível ter várias atividades antes exclusivas dos encontros presenciais, agora adaptadas para a forma digital, permitindo ainda, que cada professor personalize e acrescente arquivos preparados por ele para as disciplinas e turmas.
Para a estudante Letícia Beatriz Hatye, do 2º ano A do Ensino Médio, é um privilégio contar com a variedade de opções oferecidas na plataforma Plurall/Anglo CFJL. “Neste período de quarentena, as ferramentas do Anglo têm sido muito úteis para a aplicação das aulas online, com atividades e vídeos que o próprio material disponibiliza. Na ferramenta "Maestro", por exemplo, recebemos vídeos e exercícios correspondentes ao conteúdo (mandados pelos professores), tendo um tempo limite (estipulado pelos professores também) para fazê-los e um material de apoio (que inclui vídeos, texto, tutoria online, etc.) para auxiliar na resolução dos mesmos. Utilizamos também a ferramenta da "Aula Digital" (Hangouts Meet) que permite que o professor faça uma chamada de vídeo ao vivo com a turma, o que facilita bastante a aplicação do conteúdo”, explica a estudante.
A mãe do aluno Joaquim, do 2º ano do Ensino Fundamental, Darciane Eliete Kerkhoff, também relata a importância de ter recursos online à disposição neste período. “Nossos filhos e filhas estão muito impactados com este período de pandemia, pois mudaram a sua rotina, assim como nós. Diante deste cenário, nós, pais, assim como os professores, tivemos que aprender a usar da melhor maneira possível os ambientes virtuais, para dar continuidade às atividades que até então eram presenciais no CFJL. O Sistema Anglo, por meio da Plataforma Plurall/CFJL, disponibiliza recursos pedagógicos, para desenvolver diversas atividades, como conhecer livros, elaborar suas próprias histórias e brincar com as atividades que estão disponíveis. Eu gostaria de agradecer e também contar com todos os pais, para desenvolvermos essas atividades orientadas pelas professoras”, comenta Darciane.
A Educação Infantil, o 3º ano do Ensino Médio e os cursos Técnicos em Contabilidade, Técnico em Informática e Técnico em Mecânica não utilizam os materiais Anglo, mas suas atividades e aulas também foram adaptadas e virtualizadas, para atividades domiciliares serem realizadas sem prejuízo, do desenvolvimento que vinham tendo e estava planejado. Para as aulas destas turmas, são utilizados principalmente as muitas soluções do Ambiente Virtual CFJL/FAHOR baseadas no conjunto do Google Education, da qual CFJL e FAHOR são parceiras desde as versões de testes.
Os registros são de estudantes do Ensino Médio em suas atividades domiciliares