Neste ano, no dia 1º de março, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann completou 85 anos de atuação. Uma instituição que educou e educa gerações, com comprometimento, ética, vivência cristã, formação pessoal e profissional. Quem conhece um pouco sobre a história da escola, ou acompanhou as notícias que antecederam o aniversário, deve lembrar de um fato curioso na história do CFJL.

Com o nascimento da Colônia de Belo Horizonte, em 1927, surge a necessidade de um local para educar, surgindo em 1929, a Deutsche Evangelische Schule.  Mas basta um simples cálculo para ver que esta conta, 1929 a 2020, não fecha com 85 anos que a instituição celebra neste ano. Inicialmente como uma escola alemã, com a Segunda Guerra Mundial e a proibição de falar o idioma no Brasil, a escola foi fechada em 1942 e reaberta no dia 1º de março de 1948, seis anos depois, como Escola Frederico Mentz. Este período em que esteve fechada, não é contabilizado.

Um fato marcante na história e que foi associado por muitas pessoas, com este período de pandemia que vivemos. Não na mesma proporção, mas as aulas virtualizadas e as atividades domiciliares de professores e funcionários deixam um vazio na escola, como se ela estivesse fechada, pois está quase isenta de presença física. Assim como no passado, a força da educação falou mais alto, este período também vai ser superado e, futuramente, será mais um marco na história do CFJL, enfrentado da melhor maneia por todos que fazem parte da instituição.

n 2047        Foto: festa escolar na década de 1950