A campanha “Juntos – Por nossa terra, por nossas raízes”, que iniciou há dois meses, é uma iniciativa da ACIAP e tem como objetivo fortalecer a economia local, bem como a educação, a saúde e melhor atender a população com novas ideias para fortalecer o município neste período de pandemia. O movimento possui cinco frentes: educação, gestão, sustentabilidade, comunicação e saúde.
O CFJL participa das ações voltadas ao Comitê da Educação, por intermédio do vice-diretor Wilson Hirt e da coordenadora do Ensino Médio, professora Maria Aparecida Berwanger de Andrade. O professor do curso de Economia da FAHOR, Márcio Kalkmann, também participa deste mesmo comitê. Todas as quintas-feiras, o grupo de educadores das instituições públicas e privadas do município participam de reuniões online para decidir ações relacionadas a educação para este período.
A coordenadora voluntária do Comitê da Educação é a psicóloga Aline de Atayde Vernier, mas conta com o apoio de diversos voluntários para o desenvolvimento das atividades. No momento, Aline explica que estão sendo realizadas lives sobre alfabetização, com docentes das séries iniciais e também oficinas para professores. A primeira oficina foi realizada no dia 13, com abordagens sobre ansiedade. A próxima oficina vai ser realizada neste sábado, dia 20, às 14h e aborda o tema “Depressão – como identificar e (se) ajudar”. Os professores que tiverem interesse em participar devem confirmar sua presença pelo telefone (55) 9 9952-2541, para receber o link de acesso, pois as vagas são limitadas.
Outras ações voltadas aos estudantes e famílias também estão em desenvolvimento.