Sem aula presencial há mais de três meses em função da pandemia Coronavírus, cresce a saudade do ambiente escolar, de rever os colegas e os professores. Pensando nisso, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann - CFJL realizará neste sábado, dia 27, das 9h às 12h, a “Carreata da Saudade”. A iniciativa deste evento é do SINEPE/RS - Sindicato do Ensino Privado e busca promover um momento de reencontro. A ideia é que, em forma de carreata, as famílias passem de carro na frente da instituição para que os estudantes possam rever professores e funcionários.
Além de amenizar a saudade da escola, os estudantes vão poder auxiliar muitas pessoas, com a doação de agasalhos e alimentos. Os mantimentos doados ao CFJL serão entregues a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do município e serão distribuídos às famílias inscritas nos projetos sociais de Horizontina. Além da Secretaria, a ACIAP, por meio do movimento “Juntos”, também é apoiadora do evento. Os pontos de coleta de mantimentos acontecem na Rua Buricá, em frente a Igreja (para famílias do Ensino Médio e Ensino Fundamental) e no final da Rua Cerro Azul (para famílias da Educação Infantil).
Em paralelo a Carreata da Saudade, outros eventos também serão realizados. Todos os anos, uma das provas da GINCLOGEMANN – Gincana Cultural e Esportiva do CFJL é a arrecadação de agasalhos e alimentos. Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que participarem da Carreata e doarem mantimentos, receberão pontos. Os pontos serão contabilizados pelo número de estudantes da turma que doar e não pela quantidade de doação.
Também serão entregues materiais aos estudantes, necessários para a continuidade das atividades domiciliares. A Educação Infantil fará a entrega como nos dois eventos anteriores, na Rua Cerro Azul. Já para o Ensino Fundamental e Médio, os materiais serão entregues nas proximidades da entrada principal da escola, na Rua Buricá. As entregas acontecem das 9h às 12h.
Vale ressaltar que os agasalhos e alimentos serão manipulados somente pela ACIAP e Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, com todos os cuidados necessários. Também reforçamos a importância de que sejam respeitadas todas as regras de prevenção ao Coronavírus durante a carreata, como a utilização da máscara, o distanciamento e o não contato físico.