Neste ano a prática foi realizada online, em escolas da rede municipal
Entre os dias 15 e 26 de junho, os estudantes do 4º ano do Curso Normal de nível médio realizaram as práticas de Microestágio, na Educação Infantil da rede municipal. As atividades são necessárias para a formação inicial de professores e, neste momento de pandemia, também precisou se adaptar à nova realidade das escolas.
A coordenadora do Curso Normal, Sônia Bertoldi Bianchi, explica que cada estudante planejou durante duas semanas, com as respectivas coordenações das escolas e as professoras regentes das turmas, de forma online, a organização de um projeto didático e 10 planos de aulas para 10 dias, nestas duas semanas de práticas. “Os encaminhamentos para as crianças se deu por meio de vídeos diários com o envio das atividades, músicas, canções, contação de histórias, experiências, encaminhamento de atividades práticas e orientação das atividades”, esclareceu Sônia.
A estudante Kathryne Rachel Zago relata que nunca imaginou que as práticas aconteceriam online, de forma tão desafiadora. “Foi uma proposta metodológica diferente, em que utilizamos diferentes ferramentas, que, em outros momentos, provavelmente momentos não precisaríamos usar com a mesma frequência. Uma experiência que com certeza foi de muito aprendizado e que depois poderemos falar que enfrentamos o vírus com muita responsabilidade, dedicação e com muito amor pela nossa formação e que pudemos vivenciar, tanto como alunos, como professores, este momento histórico da educação”, afirma a normalista.
Já o estudante Eduardo Gabriel Bergmann relata que sente pelo microestágio precisar ser realizado a distância, principalmente pelos espera ansiosa por esta prática. “Estávamos pensando nas turmas, escolas e atividades de forma presencial, mas com a pandemia tivemos que nos reorganizar, para fazer o microestágio na Educação Infantil à distância. Foi um novo desafio planejar para crianças que não conhecemos pessoalmente, entretanto, vale ressaltar, que esse desafio nos atinge de forma positiva também. Tivemos contatos e experiências online muito boas e isso nos possibilita novos conhecimentos para o futuro, quando formos professores regentes”, explica o estudante.
Um agradecimento especial às escolas que acolheram os estudantes em suas práticas de microestágio:
Escola São José Operário: Eduardo, Érica, Katrhyne e Maria Clara;
Escola Cristo Rei: Alessandra;
Escola Espírito Santo: Djovana;
Escola Bela União: Ana Roberta e Angela.
E para os próximos passos da turma, ainda estão previstos os microestágios no Ensino Fundamental I (séries iniciais). Com certeza foram momentos desafiadores, mas que agregaram conhecimento nesta formação inicial para professores dos estudantes.
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