Já está comprovado que, neste período de pandemia, muitas vezes a distância física aproxima as pessoas. A troca de conhecimentos parece ter se tornado mais fácil, com uma tecnologia já existente, mas agora melhor utilizada e com maior frequência. Como a proposta do professor Tiago Chiapinotto, que trouxe para a sala de aula virtual da disciplina de Produção Textual, do 2º ano C, a convidada Angelise Fagundes da Silva. Também aproveitaram o diálogo, a turma de Produção Textual do professor Tiago, o 3º ano B e da professora Lusiane Ziemann Tolomini, o 3º ano A.
Angelise é mestre em Literatura e doutora em Educação e trouxe para a conversa com os estudantes a temática “A Literatura de cada um”. Uma relação com as temáticas que estão sendo estudadas pelas turmas, o 2º ano, as características do Gênero Literário Crônica. Já os 3º anos estudam no momento, como a crônica ganha destaque na Literatura.
Tiago explica que Angelise foi ao encontro de duas percepções, ao relacionar o fazer artístico, pois ela escreve crônicas, com a teoria. “Ela consegue relacionar isso tudo com uma visão teórica e acho que isso é o importante da escola, essa relação estabelecida entre o saber que está no livro, com o saber que está na sociedade”, afirma Tiago.
Para enriquecer ainda mais o diálogo, as professoras do CFJL, Lusiane Ziemann Tolomini e Angela Froemming também participaram da conversa, além de colocações vindas de mais dois docentes externos à instituição, Pablo Lemos Berned (doutor em Literatura) e Alysson Amaral (doutor em Música). “Foram reflexões didáticas, mas com uma teoria bem fundamentada. Falamos muito sobre a importância da arte na vida, sobre estudar arte e como nos tornamos humanos por meio dela”, relatou Tiago.