Como parte de atividade da aula de Produção Textual, estudantes do ensino médio, do 2° ano B, criaram peças publicitárias e memes. O objetivo da atividade desenvolvida pelo professor Tiago Chiapinotto foi aprofundar o estudo de textos sincréticos - que usam imagem e texto - e também despertar o protagonismo.
“Analisar um texto pronto demanda certas habilidades, mas para produzir um texto você precisa exercitar outras habilidades, por isso a criação tem um espaço importante no ensino de Língua Portuguesa”, complementa Tiago.
A atividade culminou em uma conversa com o publicitário Júnior Milbradt, que atua junto ao Núcleo de Comunicação e Marketing do CFJL/FAHOR. Junior apontou critérios mais pontuais da publicidade em relação aos materiais criados e também se divertiu com os memes.
A proposta do professor Tiago foi sensacional! A criatividade na hora de comunicar, não se restringe somente à publicidade e propaganda, ela está presente também na hora de produzir um texto, ou mesmo formas de linguagens mais recentes do meio digital, como os memes que foram apresentados. Realizar a combinação efetiva de imagem, texto, cores e fontes, é uma habilidade importante não só para a harmonia de uma peça publicitária, mas também para todo tipo de comunicação visual”, comentou Júnior.
Os estudantes gostaram muito da atividade. Laura Londero gostou muito de entender um pouco mais sobre o que um publicitário faz, assim como Lucas Hammes de Souza, que percebeu os critérios a serem considerados na hora de fazer uma propaganda. Já Letícia Andrejeski ficou mais surpresa: “Imaginava que havia pontos específicos que deveriam ser levados em conta, mas cor e modelo da letra, nem imaginava que isso importava”, comentou a estudante.
A coordenadora do Ensino Médio, Maria Aparecida de Andrade destacou a criatividade na proposta do professor. “A atividade desenvolve nos jovens o protagonismo e a autonomia. Isso só acontece, porque nossos professores não se restringem apenas às disciplinas convencionais da escola, eles estão abertos às novas possibilidades, novos conhecimentos e aprendizagens", disse a professora.
A cultura digital e o multiletramento são pontos chaves na formação de um cidadão, e embora um meme - por exemplo - não seja um texto tão formal, ele representa muito dos produtos culturais de circulação contemporânea, como aponta a BNCC, que também indica a interação com diversos tipos de produção de sentido.
Veja mais criações no álbum: https://albuns.cfjl.com.br/?album=5397