Quem sou? Quem quero ser? Como posso usar o meu aprendizado na para interagir com o mundo que me cerca? Estas são algumas das dúvidas que permeiam a vida dos jovens estudantes do Ensino Médio.
No CFJL essas são motivações para que Coordenação Pedagógica, Orientação Escolar, Pastoral e professores planejem suas atividades dedicadas a este público durante o ano letivo. Além do conteúdo programático inerente à BNCC, dezenas de atividades extras são planejadas e executadas a fim de auxiliar na busca dessas respostas.
Em mais um ano onde a tela é digital e o relacionamento acontece à distância, foi lançado o projeto “VEMM - A vida em minhas mãos”, aos estudantes de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio do CFJL. O intuito do projeto VEEM é refletir sobre o sentido de construir um projeto de vida, orientar os hábitos de estudos para construção de um aprendizado constante e desenvolver nos alunos a capacidade do empoderamento e de assumirem-se como arquitetos da própria vida.
Os estudantes nesse final de ciclo escolar precisam de referências profissionais, pessoas que inspirem, que façam acreditar nos sonhos e no valor da luta pela vida, do enfrentamento dos desafios e da solidariedade, e da pesquisa como parceiras de caminhada. Por isso, as atividades do Projeto VEMM já iniciaram nos primeiros dias de aula quando cada estudante escreveu uma carta endereçada a si mesmo e que será lida apenas no fim do ano.
Entre as atividades planejadas se destacam a Pesquisa sobre interesses profissionais, Papo Cabeça, Encontro de Profissões, Encontro de CHA – Competências, Habilidades e Atitudes; Café com a FAHOR e Diálogo com Pais de cada turma.
Ainda, algumas atividades dedicadas à cada ano de formação, com atividades de autoconhecimento para o 1º ano, atividades de Orientação e Projetos para o 2º ano e Encontros para Elaboração do Projeto de Vida para o 3º ano.