Um dos aspectos que mais atraem a atenção para o estudo e conhecimento da Química é a possibilidade de experimentar, testar e visualizar as transformações que ocorrem com as substâncias em seus diferentes usos e aplicações.
E, nessa semana, a professora Sheila Bonetti também destacou que a curiosidade e a busca do conhecimento não estão somente relacionadas ao uso de equipamentos, sendo possível observar algumas variações, com o uso de materiais mais simples, para compreender o estudo da variação de diversas propriedades presentes nas substâncias que conhecemos.
As substâncias possuem diversas propriedades, que podem ser gerais, específicas, químicas e físicas. Porém, quando temos uma solução, isto é, uma mistura de duas ou mais substâncias com aspecto homogêneo, suas propriedades são bem diferentes das propriedades das substâncias iniciais.
As propriedades coligativas das soluções são aquelas que não dependem da natureza do soluto, isto é, de sua estrutura; mas sim da concentração (número de partículas dissolvidas) de soluto. Os estudos da variação de determinadas propriedades do solvente com a adição de um soluto são chamados de propriedades coligativas.
Os estudantes utilizaram diversas substâncias para identificar as propriedades coligativas e compartilharam os resultados com seus colegas.