O Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann recebeu uma importante certificação da editora britânica Cambridge University Press, que oficializa a Escola como parceira educacional tendo em vista o compromisso com a qualidade de ensino da língua inglesa e por compartilhar dos princípios éticos educacionais e socioambientais da Editora.
A Cambridge University Press é a editora mais antiga do mundo em operação contínua e a segunda maior editora universitária do mundo. Suas publicações são acompanhadas por um Conselho que mantém o alto padrão de seus materiais, utilizados pelas melhores escolas do mundo.
O CFJL utiliza os materiais didáticos da Cambridge Press nas aulas de língua inglesa, por meio de um projeto inovador, para introduzir esta segunda língua de forma eficaz e contribuir com a capacidade de se comunicar de forma plena. Para isso, é preciso de algumas habilidades linguísticas fundamentais: ouvir, falar, ler e escrever. No caso de uma língua estrangeira, como é o caso do inglês, é preciso encontrar maneiras de desenvolver essas habilidades de acordo com as necessidades e as possibilidades de cada indivíduo.
Conforme relata a coordenadora do Ensino Fundamental do CFJL, professora Sônia Bianchi, quando se trata da língua materna, a socialização, que acontece de forma natural conforme a criança cresce, se encarrega das duas primeiras habilidades (ouvir e falar), enquanto a vida escolar cuida das restantes. “Estamos num processo de implantação desse projeto bilíngue com as turmas da Educação Infantil - Maternal 2, Jardim e 1º Ano do Ensino Fundamental, e gradativamente as outras séries entrarão no mesmo processo”.
As aulas são ministradas pelas professoras Cintia Andreia Hartmann, Rosangela Marschner e Lara Cansi, que se mantém, atualizadas com aulas dinâmicas, práticas e com formação constante estabelecida com a parceira Cambridge.
Para a coordenadora Maria Aparecida B. de Andrade essa certificação permite ao CFJL desenvolver as habilidades da BNCC na área de linguagens, reconhecendo a diversidade linguística e a vivência com experiências de comunicação nos diferentes níveis de aprendizagem. “Isso traz aos estudantes a possibilidade de interação social adequada aos diferentes contextos, produzindo assim, conhecimentos e priorizando a formação de cidadãos do mundo”, destacou.