n0059

Um dos sistemas do nosso corpo que mais tem recebido atenção é o sistema respiratório, pois o Coronavírus (Sars-CoV-2) agride as células do pulmão e pode destruí-las. Na tentativa de evitar que isso aconteça, o corpo envia o sistema imunológico para causar uma inflamação no local. Se ela for muito intensa, pode prejudicar a entrada e saída de ar, pois resulta em complicações respiratórias, atingindo especialmente os pulmões.

Com o objetivo de compreender os movimentos respiratórios, os alunos do 5º ano, orientados pela professora Daniela Engel, construíram um modelo de pulmão, o qual permitiu uma maior compreensão de como funciona a mecânica respiratória, fazendo uma analogia entre esse modelo e o funcionamento pulmonar dos humanos. Vale lembrar que os pulmões são um dos órgãos que compõem o sistema respiratório que é formado ainda pelas cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios.

E, além da saúde física, o sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células e a respiração pode eliminar até 80% das toxinas do nosso corpo. Os resultados são a prevenção de doenças, auxílio ao emagrecimento, melhoria na gastrite nervosa e na enxaqueca. Sem falar na redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão. Cuidar da respiração, mantendo-a em ritmo lento, faz muito bem à nossa saúde mental, especialmente. 

Mais fotos no álbum o site. Clique aqui.

n0060