O próximo ano se aproxima e com ele uma grande novidade se apresenta, especialmente aos estudantes do Ensino Médio, que passou por uma reforma nacional e as escolas estão se adptando ao novo.

Essas mudanças  buscam maior engajamento, autonomia, protagonismo e aprendizagem dos estudantes.

No CFJL os professores estudaram e já estão preparados para receber os estudantes cumprindo a nova proposta curricular, tendo em vista que boa parte das características apresentadas e exigidas  pela BNCC já são executadas há muito tempo na Escola, que sempre esteve à frente das necessidades relacionadas à formação dos jovens. 

O projeto Papo Cabeça, desde 2019 vem apresentando histórias de vida de egressos do CFJL que alcançaram sua realização profissional e pessoal com as oportunidades ofertadas pela Escola, especialmente na colaboração com o projeto de vida de cada um, mantendo sempre o foco na realização de sonhos e na transformação de vidas dos estudantes. E, por isso, os primeiros a conhecerem o Novo Ensino Médio da Escola foi a turma de 9º ano do Ensino Fundamental.

Os estudantes foram até o Campus da FAHOR, onde estão ocorrendo as aulas de todo o Ensino Médio atualmente e conheceram de forma prática, ilustrativa e colaborativa,  as novas trilhas do conhecimento ofertadas a partir de 2022. 

As atividades foram coordenadas pelos professores do Ensino Médio com auxílio da Orientação Educacional e Pastoral, com o intuito de fazer os estudantes refletirem sobre a nova etapa na sua caminhada escolar e a compreenderem o que os espera a partir do ano que vem. As atividades foram divididas nas Trilhas de Linguagens e Conexões Matemáticas, Sociedades em Rede: estudos, debate e cultura e Investigação das coisas: tecnologia e intervenção do cotidiano.

As trilhas se referem ao objetivo central do Novo Ensino Médio - NEM, que levará ao protagonismo e à responsabilidade dos jovens em relação a suas escolhas presentes e futuras, que deve preparar o jovem para resolver demandas complexas do cotidiano, exercer a cidadania e a continuar os estudos e/ou atuar no mundo do trabalho.

Já a Trilha Linguagens e Projeto de Vida fez os jovens refletirem sobre o seu projeto de vida, abordando os aspectos físicos, intelectuais, culturais, sociais e emocionais dos estudantes, características que serão desenvolvidas com o novo formato do Ensino Médio.

As ações de apresentação do Novo Ensino Médio para as famílias e aos estudantes do 9º ano ocorrem durante todo o mês de outubro.

Veja mais fotos neste álbum. 

 

n0078