Os estudantes do Curso Técnico em Informática do CFJL participaram de uma aula prática sobre o funcionamento e curiosidades do setor de fibra óptica. Organizada pelo professor Maicon Hammes, a aula contou com a presença de um grupo de colaboradores da Globoinfo de Boa Vista do Buricá, empresa do setor de tecnologia que atende Horizontina e a região com esse tipo de serviço de internet.

n 0082 3

O empresário Marlos Stein e dois técnicos de infraestrutura apresentaram o laboratório móvel da empresa, o funcionamento da fibra óptica, demostrando como ela chega a Horizontina, por aonde vêm, quais as redundâncias (caso ocorra uma falha o que é feito) e como a fibra chega às residências e empresas.

Durante a aula Marlos explicou aos estudantes como é feita a interligação de uma cidade para outra, como é instalada a fibra em clientes (domésticos e empresariais) bem como apresentou todos os equipamentos utilizados.

Ao final o grupo aprendeu na prática, como realizar uma fusão entre os cabos de fibra, uma ação bastante frequente no dia a dia de quem trabalha no setor e esclareceu dúvidas e curiosidades dos estudantes a respeito do assunto.

“Em nome do CFJL, agradecemos a equipe da Globoinfo pelo tempo dedicado aos nossos estudantes e pela parceria firmada nesse intuito de preparar nossos jovens e orientá-los quanto à tecnologia já existente e ao que vamos experimentar nos próximos anos, pois é um setor que inova, melhora e avança diariamente. Por esse motivo é preciso estar atento às novidades e conhecer todo o funcionamento dessa área, podendo atuar em diversas frentes no mundo do trabalho”, comentou o professor Maicon.

n 0082 1

 

n 0082 2