A missão do CFJL, se constitui em possibilidades e desafios para todos os nossos estudantes, os encoraja a participar e se engajar nos vários projetos da escola, da comunidade e da Rede Sinodal. 

O intercâmbio é um destes projetos proporcionados pelo CFJL que permite o desenvolvimento de competências e habilidades, que vão além de aprender um novo idioma. Essa experiência enriquece a bagagem cultural, fortalece a autonomia para tomar decisões, amplia a visão de mundo, qualifica o aluno para um desenvolvimento pessoal, e também profissional, além claro, de se constituir num diferencial expressivo na vida do intercambista que deseja. 

Neste ano, alunos do CFJL e da FAHOR tiveram a oportunidade de participar do Programa Internacional de Acampamentos Voluntários (Projeto de Intercâmbio), na Alemanha, organizado pelos Serviços Comunitários para Jovens (EYS), em parceria com o Ministério de Assuntos de Família, Idosos, Mulheres e Jovens. A seleção teve como critérios jovens de 16 a 26 anos, de todos os países, que dominam o idioma inglês ou alemão.

O programa aconteceu nos dias 23 de julho a 6 de agosto, com duração de duas semanas de intensas atividades nos dois locais onde os grupos participaram. 

Durante esse período os estudantes da FAHOR -  Brian Daniel Krapp, Mártin Krenz e Johanes Buss - permaneceram na cidade de Borna-Leipzig, estado da Saxônia, na Alemanha, trabalharam na revitalização de uma igreja ecológica, onde faziam diversos serviços como jardinagem, pintura e até construções de cercas e portas. 

O estudante de Engenharia Mecânica, Brian Daniel Krapp, frisa que “a melhor parte do acampamento foi a noite, onde era disponibilizado aos integrantes de cada país, o tempo para compartilhar sua cultura e fazer um jantar típico do país de origem”. Já o aluno, que também cursa de Engenharia Mecânica, Mártin Krenz ressalta que “a chance de conhecer pessoas e lugares tão diferentes, o desafio de viajar e se comunicar por conta própria, o afastamento da língua nativa, e a transformação pessoal provocada pela associação desses elementos, são os pontos mais relevantes da experiência.” Johanes Buss, estudante de Engenharia Química salienta que “apesar de ser uma rotina puxada, tive uma ótima experiência, conheci pessoas incríveis, aprendi e visitei muitos lugares na Alemanha. Portanto, eu sou muito grato pela oportunidade que me foi oferecida pela Fahor e eu acredito que seja uma experiência que vale muito a pena ter.”

As alunas do 3º ano do Ensino Médio, Ana Clara dos Santos e Isabel Haeberlin fizeram o seu intercâmbio em Berlim. O trabalho voluntário, desenvolvido no Wittenau Sanatorium, que era um hospital psiquiátrico, com data de fundação em 1880, permitiu que as alunas conhecessem a história do local, utilizado durante a segunda guerra para fazer experiências com seres humanos.Por não ser permitido por lei, no lugar criou-se um cemitério sem registro. O voluntariado se deu com intuito da revitalização da área em memória das vítimas lá enterradas.

 Ana Clara, conta que nas escavações acharam as fundações de duas casas e pequenos túmulos com o nome e o ano da morte, que  haviam sido perdidos. O cemitério não tem nenhum registro de quem foi enterrado. O trabalho de resgate desses túmulos que ali se encontram são de extrema importância, pois assim  pode-se entrar em contato com as famílias das pessoas que estavam ali enterradas. Para a estudante o mais importante é manter um relacionamento próximo com os participantes do seu grupo e levar estas amizades e os ensinamentos para a vida toda. Uma oportunidade única e  inesquecível, é a forma que a aluna do 3°ano, Isabel resume o intercâmbio. Além da oportunidade de aprimorar o inglês, conhecer lugares, pessoas e culturas diferentes. “Através dessa experiência foi possível perceber que pequenas ações podem sim, fazer a diferença e melhorar ou ajudar o dia de alguém”, finaliza Isabel.

São premissas como essas que levam o CFJL a acreditar no desenvolvimento de práticas e projetos inovadores que estimulam estudantes a tomar decisões assertivas, tendo a oportunidade de modificar a forma de perceber e compreender o mundo. Além de dar protagonismo e autonomia para o ingresso no ensino superior e no mundo do trabalho, alçando  novos e grandes  voos para a vida.

 

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As estudantes Ana Clara dos Santos(à esquerda) e Isabel Haeberling(à direita), em Heidelberg, cidade localizada às margens do rio Neckar, no sudoeste, próxima a cidade de Frankfurt na Alemanha.

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Os estudantes da FAHOR -  Brian Daniel Krapp, Mártin Krenz e Johanes Buss com seus colegas de intercâmbio no Muro de Berlim.