Os estudantes do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann participaram da “MostraTec”, a feira de ciência e tecnologia é realizada anualmente pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, nos dias 25 a 28 de outubro.

Durante o evento, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, produzidos por estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de diversos estados do Brasil e outros países. 

A aluna Paulina Feo Saraiva do 1° ano de Ensino Médio do CFJL, presentou durante o evento a criação de Biogás a partir de dejetos suínos, e destacou que a experiência na “Mostratec” trouxe muitas aprendizagens, ideias novas e uma visão maior do futuro de seu projeto. Já para a estudante do 3° ano do Ensino Médio, Júlia Hahn, que participou do evento apresentando seu projeto de Rota Turística Regional, salientou que além da experiência, muito aprendizados durante a feira, a fizeram aprimorar sua pesquisa. 

Através do evento “Escola Aberta” do CFJL, as alunas Alana Haezel e Gabrielle Lewandovski criaram o projeto “Tecideina: Tecido Biodegradável a partir de proteína do leite”, que foi a porta de entrada para a participação na “MostraTec” assim como para a colocação de 3°lugar na feira. 

“A MostraTec proporcionada outros prêmios, além da classificação de 3° lugar, como bolsas de estudo, viagens para outros países, como o intercâmbio cultural com pessoal de outros países e outros lugares do Brasil”, frisou a aluna Alana Haezel.

Para participar da feira os estudantes do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann criaram um projeto através da Instituição de ensino, devidamente acompanhados por professores orientadores e responsáveis com apenas inscrição de um único projeto científico. 

Os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental, Alex Gabriel Kersten e Felipe Kretschmer, participaram pela primeira vez com o projeto da extração da semente da uva e seus benefícios para a saúde humana transformada em farinha para o consumo humano para utilização em receitas na culinária como bolo, pão, cookies entre outras receitas. Projeto como o “Simulador de veículos simples”, projetado pelo aluno Murilo Vinicius Biondo Gollmann de 14 anos e “Larvecida de Melia Azedarach”, dos estudantes Arthur Jalowietzki Grun e Bianca Ullmann também fez parte.

A feira “Mostratec” abre portas para o futuro, da à oportunidade aos jovens cientistas para amadurecerem seus projetos e darem continuidade para eles poderem colaborar com a sociedade e darem asas aos nossos estudantes ao mundo. 

n0041