Os estudantes do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, Julia Maria Bechaire e Vitor Rodrigo Herbstrith, classificaram-se para as provas presenciais do processo seletivo de 2023 para as equipes internacionais das Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que acontecerá no Rio de Janeiro neste ano.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento nacional aberto à participação de escolas públicas e privadas, destinadas a estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A OBA acontece nas próprias escolas e possui apenas uma única fase sendo realizada dentro de um só ano letivo e tem como principal objetivo propagar o conhecimento astronômico e estimular o interesse dos jovens pela Astronomia e Astronáutica.
“O conteúdo cobrado é bastante extenso e, com certeza, vai exigir grande empenho dos participantes”, relata a aluna do 2° ano do Ensino Médio, Júlia Maria Bechaire. Além do mais, a estudante ressalta que está muito animada para participar e dar o seu melhor.
O aluno Vitor Herbstrith, afirma que já vem se familiarizando com os conteúdos e estudando há bastante tempo para a prova, além disso, está se preparando para a prova prática.
“Vou tirar de dentro do armário o meu telescópio e estudar um livro que comprei sobre astronomia e física, voltado às fórmulas, para me auxiliar no estudo”, finaliza o jovem do 3° ano do Ensino Médio.
A premiação do evento possibilita aos alunos um currículo profissional qualificado e no futuro, uma possível porta de entrada para ingressar em Universidades nacionais e internacionais.