n 008

Desde os primeiros anos escolares de nossos pequenos estudantes, iniciar os estímulos para o desenvolvimento lógico é tão importante quanto o criar hábitos de leitura. Pensando nisso, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann prepara as turminha de Maternal II ao Jardim da Educação Infantil nas aulas de Iniciação de Robótica. 

As turminhas deste ano já começaram a ter os primeiros contatos com os materiais da aula de Iniciação de Robótica, a professora do Maternal II, Graciane Paranhos, está familiarizando aos poucos, apresentando os livros físicos que são novidades para 2023. A introdução em Robótica acontece para os alunos de 4 a 6 anos tem o principal objetivo, estimular o raciocínio, a lógica e a linguagens de computação através da construção em legos, usando da brincadeira como ferramenta de aprendizagem.

As aulas acontecem em parceria com a RoboMind que oferece ferramentas que tornam o aprendizado mais dinâmico e interessante, preparando toda a equipe pedagógica para as aulas. Por meio da Robótica Educacional, as atividades proporcionadas em sala de aula oportunizam aos nossos alunos o desenvolvimento cognitivo, ensinando-os como pensar, e não o que pensar, estimulando a capacidade de solucionar problemas através da construção e utilização de tecnologias. 

“As aulas de robótica proporcionam o raciocínio lógico e o desenvolvimento da habilidade de comunicação, trabalho em grupo e empatia através do lúdico. As atividades sempre partem de uma contextualização, podendo ser uma história, um lugar ou uma brincadeira. Com isso, os estudantes começam a perceber que esse mundo da robótica não pertence só aos livros e a sala de aula, mas está presente em todos os cantos”, relata a Professora de Robótica do Ensino Fundamental, Lara Moraes de Cansi. 

Aqui no CFJL nossos estudantes iniciam a introdução em Robótica a partir dos 4 anos de idade e isto se prolonga ao Ensino Fundamental com aproximadamente 14 anos de idade. 

 

n 007