n 009

Os primeiros imigrantes que fixaram residência na Colônia Belo Horizonte, logo se organizaram em comunidades religiosas e em 31 de outubro de 1928, Dia da Reforma, foi criada oficialmente a Deutsche Evangelische Gemeinde Dr. Martinho Lutero, hoje Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero, da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterna no Brasil. Além da palavra de Deus, um dos principais objetivos da criação da Comunidade, era a educação das crianças e jovens e por isso, meses depois, no dia 1º de março de 1929, foi fundada a Deutsche Evangelische Schule – Escola Evangélica Alemã, antecessora da estrutura hoje denominada CFJL – Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann.

Um dos mais importantes e tradicionais educandários do Rio Grande do Sul, nasceu e prosperou na Colônia Belo Horizonte, pertencente ao Distrito de Santa Rosa, município de Santo Ângelo, 26 anos antes da emancipação de Horizontina, ocorrida em 1955. O primeiro prédio próprio da Escola da Comunidade foi edificado em 1931, apenas 2 anos depois da fundação e antes mesmo do primeiro Templo da Comunidade Dr. Martinho Lutero, tamanho era a disposição e a prioridade para a educação das crianças.

O CFJL que é hoje uma das mais sólidas mantidas da ISAEC – Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura e uma das mais importantes instituições membro da Rede Sinodal de Educação, passou por diferentes nomes e muitas fases, e o período mais conturbado foi entre os anos finais e seguintes a 2ª Guerra Mundial, com interrupções no funcionamento, relatada pelos ex-alunos da época, incluindo a conhecida proibição do ensino e da fala em idioma alemão.

Estes fatos, muitas histórias, fotografias e curiosidades dos 94 anos de atividades do CFJL estão relatados no livro “Uma história de paixão pela educação”, a ser lançado nos próximos dias 15 e 16 de março.

O legado da Escola da Comunidade – CFJL está vivo nas gerações de estudantes e famílias, nas lideranças formadas, na formação, no ensino profissionalizante, no ensino superior com a FAHOR, no espírito comunitário, no voluntariado, na educação ambiental e no respeito ao meio ambiente, nas relações internacionais, na cultura da inovação e empreendedorismo e tantas outras marcas de Horizontina e região.

Por Marcelo Blume – Vice-diretor da FAHOR e integrante da equipe revisora do livro “Uma história de paixão pela educação.”

 

O Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann completa nesta quarta-feira (01), seus 94 anos de muitas histórias, ensinamentos, sempre com a excelência em nosso ensino, oportunizando aos nossos alunos os melhores professores e profissionais, tornando cada vez mais alto nossos voos de aprendizados.  

O dia de hoje foi marcado com muitas homenagens de nossos estudantes, professores, e de pessoas que fizeram parte desta história. Além disso, tivemos um momento em que nossos alunos e colaboradores celebraram o aniversário com um abraço coletivo em torno da instituição e finalizando o dia com a confraternização do bolo de metro. 

 Confira as fotos das comemorações aos 94 anos de CFJL