n 015.1
Aluna Alana Haezel, a professora de física Diane Zientarski e a aluna Gabrielle Lewandovski.

Aconteceu recentemente a FEBRACE, a maior feira de ciências e engenharia do país, que ocorreu entre os dias 20 e 24 de março no espaço Inova USP, em São Paulo capital. O Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, por meio do projeto "Tecideina: tecido biodegradável a partir de proteína do leite", representado pelas estudantes Alana Haezel e Gabrielle Lewandovski, conquistou a 3ª colocação geral em meio a mais de 200 projetos.

O projeto das alunas do 2º ano do Ensino Médio competiu com mais de 500 estudantes de todo o Brasil e do Distrito Federal, inscritos com um total de 1800 projetos avaliados em etapas a distância. As melhores classificações garantem medalhas, troféus, bolsas, estágios no Brasil e no exterior, além da possibilidade de seleção para a maior competição internacional, a REGENERON ISEF, que ocorrerá em maio nos Estados Unidos.

As jovens cientistas do CFJL, têm a intenção de continuar desenvolvendo o projeto para participar de outras feiras dentro e fora do Brasil. A Febrace, além de revelar novos talentos, tem como objetivo principal estimular o interesse dos jovens pela ciência e engenharia, envolver professores em práticas pedagógicas relacionadas ao tema e aproximar escolas públicas e privadas das universidades. A feira também oferece oportunidades para que os jovens cientistas façam a diferença na sociedade e se destaquem em suas áreas.

Além disso, a Febrace proporciona diversas oportunidades de networking e aprendizado para os participantes. Acompanhadas pela professora de física, Diane Raquel Zientarski, durante o evento, houveram palestras sobre caminhos para estudar no exterior, e os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer alunos e professores de todo o Brasil, bem como outras feiras científicas pelo país.

“Além do prêmio que poderíamos ganhar, são oportunidades de conhecer pessoas, de fazer contamos que vale muito a pena, conhecemos o Manual do Mundo, que estavam sediando a feira, eles nos contaram que inclusive, ficaram curiosos com o nosso trabalho, e foi um reconhecimento muito legal para gente”, conta Alana.

É importante destacar que a FEBRACE contribui para a formação acadêmica e profissional dos estudantes, incentivando-os a buscar soluções inovadoras para os problemas enfrentados pela sociedade. O projeto das estudantes Alana Haezel e Gabrielle Lewandovski, por exemplo, tem como objetivo a criação de um tecido biodegradável a partir da proteína do leite, o que pode trazer benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a indústria têxtil.

“Gostaríamos de ressaltar também, para todos se inscreverem, porque a gente não tinha noção da dimensão que essas feiras teriam em nossas vidas. Só quem está lá dentro que sabe, quem vivencia tem esta noção e quantas oportunidades a gente pode conseguir através destas feiras”, ressalta Gabrielle.

A FEBRACE é um evento de grande importância para a educação e para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. A participação dos estudantes em feiras como esta é fundamental para despertar o interesse pela ciência e engenharia, estimulando a criatividade e a busca por soluções inovadoras para os problemas enfrentados pela sociedade.