n 0030

Os Itinerários Formativos é uma das grandes inovações do Novo Ensino Médio, uma das mais importantes reformas educacionais ocorridas no Brasil nos últimos anos. Este é um novo modelo de aprendizagem que permite aos alunos escolherem de forma autónoma o que querem aprender, podendo escolher entre diferentes domínios de conhecimento e explorar temas de interesse.

Os Itinerários Formativos do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logeman têm como objetivo proporcionar aos alunos do ensino secundário uma formação mais personalizada e completa que os prepare para os desafios do mundo atual. Para desenvolver competências e habilidades, os itinerários Formativos estão organizados em quatro áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza e Matemática.

Segundo a professora Ana Cecatto, as atividades foram realizadas com os 2° anos A e B, nas segundas à tarde, têm como objetivo promover à discussão, a pesquisa, a construção de textos e conteúdos digitais dos mais diferentes temas, permitindo que o aluno se expresse e posicione-se diante das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

“Além disso, possibilita ao estudante que ele identifique os elementos que compõem a organização e a estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos, colocando em prática o que discutem e visualizam em sala de aula”, ressalta a professora.

Estas áreas formam os vários componentes do currículo que abrange disciplinas como literatura, arte, filosofia, sociologia, história, geografia, biologia, física, química e matemática. Nossos alunos são livres para escolher as áreas de sua preferência e estudar de acordo com seus interesses, escolhendo componentes específicos do currículo em cada área. 

“Ao final do itinerário espera-se que os estudantes saiam fluentes no uso de tecnologia para realização de pesquisa, para comunicação impressa e em mídias digitais, e para projetar e implantar soluções que envolvam tecnologia", relata Ana Cecatto. 

A professora da Oficina de Leitura, Escrita e Cultura Digital dos 2° anos de Ensino Médio, salienta também que nesta dinâmica, já foram abordados temas como voto consciente, carnaval, citações, verdadeiro significado da páscoa, povos indígenas e a confecção de bolos no palito. As discussões deram origem a infográficos, informativa digital e estão dando corpo a uma revista digital que deverá ser concluída e apresentada em maio.

Os Itinerários Formativos oferecem uma oportunidade única para os alunos desenvolverem suas habilidades e competências enquanto exploram novas áreas de conhecimento. A finalidade desta proposta é oferecer aos alunos do CFJL, uma educação mais ampla e flexível que possa atender às necessidades do mundo atual cada vez mais criativo, inovador para se adaptar aos novos recursos ofertados.

 

n 0031

n 0032