n 0033

O Colégio Mauá sediou o 1° Encontro Nacional de Professores de Projeto de Vida da Rede Sinodal de Educação, nos dias 13 e 14 de abril de 2023. O professor Airton Tolfo, representando o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, enfatizou que em tempos marcados pelas incertezas, muito está em aberto. Abordar as preocupações dos jovens dentro e fora da sala de aula é importante, e é preciso questioná-los, e não especialistas, sobre o que desejam para suas vidas.

“O campo do Ensino Médio apresenta-se como um campo de tensão entre “trabalho e vida” assim como um “tubo de ensaio” no mundo contemporâneo. Formar para o trabalho ou pra vida? Havendo tensão entre ambas, precisa-se de um constante diálogo hermenêutico”, enfatiza o professor.

É importante focar na vida como profissão, mas é ainda mais importante focar na vida como um projeto ético. Essas são as perguntas que os jovens precisam fazer a si mesmos para construir: “O que torna-se na vida? Que profissão vou seguir?" São perguntas que devem ser feitas pelos próprios jovens para que possam construir uma vida com significado.

O professor Airton Tolfo nos deixa com a seguinte reflexão;

É fato: o Ser humano não possui manual de instrução, ele precisa de constante educação para humanizar-se. Por isso, foque no seu projeto de vida como uma profissão, mas foque muito mais na vida como um projeto ético.

 

n 0034