O último ano de Ensino Médio, o famoso “terceirão”, é um momento de transição muito importante para nossos jovens. É nesse momento que muitos deles começam a descobrir suas vocações profissionais. No entanto, essa busca pode ser repleta de desafios e questionamentos.
Pensando nisso, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, tem se empenhado, desde 2019, em auxiliar nossos estudantes a enfrentarem essa fase da melhor maneira possível. Afinal, a escola desempenha um papel fundamental na orientação e no desenvolvimento do futuro de nossos estudantes. Nesse contexto, nasceu o Projeto VEEM - Vida em minhas mãos, dedicado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio. O projeto oferece orientação profissional a cada 15 dias, em aulas diferenciadas. Este ano, contamos com a valiosa contribuição da Psicóloga Ana Carolina Gonsiorkiewcz, que está auxiliando nossos adolescentes nessa jornada.
Para a Coordenadora do Ensino Médio, Professora Maria Aparecida Berwanger de Andrade, o processo de ensino-aprendizagem é o pilar que sustenta qualquer escola, mas pensando em desenvolver o aluno na sua totalidade e seguindo os princípios luteranos, a instituição como um todo, supera a falsa dualidade entre preparar para as provas de ENEM e vestibular, e prepara de fato para a vida.
“Reconheço que o projeto VEEM (Vida em Minhas Mãos) desenvolvido no ENSINO MÉDIO, mas em especial no 3º ano, ajuda os estudantes a explorar suas escolhas profissionais de forma significativa. Esta iniciativa envolve atividades práticas, palestras com profissionais de diversas áreas e a realização de testes de perfis psicográficos para orientar os alunos na escolha de suas futuras carreiras. Além disso, o projeto VEEM promove a autoconsciência e o autoconhecimento, incentiva os estudantes a refletirem sobre seus interesses, habilidades e valores pessoais. Outro ponto positivo do projeto é preparar os alunos para uma transição suave do ensino médio para o Ensino Superior”, salienta a Coordenadora do Ensino Médio do CFJL, Maria Aparecida Berwanger de Andrade.
A Psicóloga Ana Carolina Gonsiorkiewcz, explica que as aulas foram divididas em três momentos distintos. No primeiro momento, nesse estágio, concentram-se no autoconhecimento e na conexão consigo mesmos, permitindo que descubram as habilidades e competências valiosas que já possuem e que podem ser exploradas no presente, visando auxiliá-los nas escolhas futuras.
“Eles estão encerrando um ciclo bem especial, com muitas decisões pela frente”, frisa a psicóloga.
No segundo momento, o foco recai sobre o propósito de vida e a dedicação à carreira. É nesse estágio que são abordadas as profissões, faculdades e cursos disponíveis, incentivando os alunos a explorar suas aspirações e a entender como podem se posicionar para alçar suas metas profissionais. Questões práticas, como o processo de busca de emprego, são discutidas em sala de aula, incluindo a compreensão do funcionamento de entrevistas de emprego e estratégias para conquistar o primeiro emprego. Por fim, os estudantes são instigados a fazer uma conexão e um levantamento das possíveis jornadas profissionais que podem seguir.
Assim, o “Projeto VEEM”, proporciona aos nossos jovens a oportunidade de se prepararem de forma mais informada e consciente para o futuro, capacitando-os a tomar decisões que estejam alinhadas com seus interesses, habilidades e objetivos de vida. Acreditamos que essa iniciativa desempenha um papel crucial na formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios que o mundo profissional e pessoal apresentam.