Durante o mês de maio, o CFJL, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), se une ao movimento internacional Maio Amarelo, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito e a redução de sinistros com mortes e feridos.
Em 2025, o tema da campanha é "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana", reforçando que a segurança no trânsito começa com atitudes conscientes de cada indivíduo. A proposta é substituir o foco tradicional em “mobilidade urbana” por uma abordagem mais centrada nas pessoas — afinal, pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros compõem o trânsito e merecem respeito em todos os espaços.
A CIPA do CFJL está promovendo ações de sensibilização ao longo do mês, utilizando os materiais oficiais disponibilizados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), que estão disponíveis gratuitamente para entidades e instituições de ensino em todo o Brasil. Os conteúdos são direcionados à conscientização da comunidade acadêmica sobre o impacto das atitudes individuais na construção de um trânsito mais humano e seguro, incentivando reflexões e atitudes mais conscientes no trânsito.
Amarelar é valorizar a vida.
É um gesto de atenção, responsabilidade e empatia. A cor amarela, usada como sinal de advertência no trânsito, ganha um novo significado em maio: o de lembrar que cada escolha no trânsito pode preservar vidas.
Por que maio?
Em 11 de maio de 2011, a ONU instituiu a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Desde então, o mês de maio se tornou um marco global para ações de conscientização.
A CIPA convida toda a comunidade acadêmica a se engajar nesta causa, fazendo do trânsito um espaço mais humano, seguro e responsável. Juntos, podemos transformar atitudes e salvar vidas.