De 23 a 25 de julho, professores do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (CFJL) participam do 18º Congresso do Ensino Privado Gaúcho, realizado no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. O encontro, promovido pelo SINEPE/RS, reúne mais de 1.500 educadores e gestores de todo o estado para discutir os rumos da educação diante dos desafios contemporâneos. O tema desta edição é “Razão e emoção: conectando aprendizagens”.
A programação inclui palestras e debates sobre inteligência artificial neuroaprendizagem, metodologias ativas, saúde mental e liderança educacional,, com especialistas de destaque nacional e internacional.
Entre os palestrantes confirmados estão Leo Fraiman, psicoterapeuta e criador da Metodologia OPEE; Zeca de Mello, filósofo e especialista em liderança; Marcus Bernardes, referência na metodologia Disney de atendimento; Alexandre Ventura, professor da Universidade de Aveiro (Portugal); e Sonia Simões Colombo, CEO da HUMUS e presidente do Instituto ELA – Educadoras do Brasil.
Uma das novidades desta edição é a realização de dois palcos simultâneos no segundo dia (24/07), com trilhas específicas para professores e gestores. No terceiro dia, todos os participantes se reúnem novamente para atividades conjuntas.
Segundo o presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, o tema reflete um momento essencial para a educação: “A mente leva o conhecimento adiante, mas é a emoção que dá sentido ao que se aprende.”
A participação dos professores do CFJL no congresso é fundamental para fortalecer a formação continuada e ampliar o repertório de práticas pedagógicas. A oportunidade de atualização e troca de experiências, é refletida diretamente na qualidade do ensino oferecida aos estudantes da Instituição. A comitiva do CFJL teve 23 participantes sendo a grande maioria de professores.