Nos dias 12 e 13 aconteceu o Encontro Nacional de Professores de Educação Física da Rede Sinodal no Colégio Martin Luther na cidade de Estrela-RS, do CFJL estiveram participando do evento os Professores Fábio Auler e Diogo Desbessel. O Tema Gerador deste ano, "Esporte + Educação Física" onde palestraram professores conceituados como Dr. Darci Orso - Colégio Sinodal, Dr. Athos Falkenbach - UNIVATES, Drª Lisiane Torres - UFRGS, Prof. Carlos Almeida (auxiliar técnico do Sport Club ULBRA - Voleibol) entre outros da Rede Sinodal de Educação.

Também, durante o evento foi realizada uma assembléia sobre a Olimpíada de 2004, que este ano se realizará nos dias 29 de setembro a 02 de outubro, em três sedes; Instituição Evangélica Novo Hamburgo - Novo Hamburgo-RS, Colégio Sinodal - São Leopoldo-RS, Colégio Pastor Dohms - Porto Alegre-RS. Em comemoração aos 50 anos da ONASE, os Jogos Coletivos (Voleibol e Basquetebol) se unem ao Atletismo e Xadrez, evento que reunirá cerca de 1.000 atletas em quatro dias de competição.

Desde já as equipes do Voleibol e Atletismo do CFJL se preparam intensamente para alcançar uma vaga nas finais da ONASE 50 ANOS, e que neste ano acrescentou o Colégio Evangélico Martim Luther da cidade de Marechal Cândido Rondon-PR, fazendo parte da nossa região de abrangência "Região Missões".




História da ONASE

"Olimpíada Evangélica"

Todo aluno e ex-aluno de alguma escola ligada a rede de escolas da IECLB sabe com certeza o que significa a "Olimpíada Evangélica" na vida de cada escola. Esta página pretende resgatar e contar a história deste evento esportivo que vem marcando gerações.

A 1ª Olimpíada aconteceu no ano de 1954, organizada pelo Colégio Sinodal, de São Leopoldo, e foi chamada de - 1ª Olimpíada dos Estabelecimentos Secundários Evangélicos do RGS - as demais ocorreram inicialmente de dois em dois anos, e eram disputadas as modalidades de Atletismo, Basquetebol, Voleibol e Xadrez concomitantemente. A partir de 1975 a olimpíada passou a ser anual, mas alternando num ano atletismo e xadrez e no outro ano basquetebol e voleibol. Em 1984, escolas de Santa Catarina e Paraná, filiadas a IECLB, começaram a participar e a olimpíada passou a ser chamada de - Olimpíada Nacional das Escolas Evangélicas.


Ano 2000, na sua 36ª edição, com a intenção de definir claramente quem somos, a olimpíada recebe sua terceira denominação - Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação - mas, se alguém falar simplesmente "Olimpíada Evangélica" saberemos com certeza do que esta pessoa está falando.